Pilates é um método de alongamento e exercício físico que se utiliza do peso do próprio corpo na sua execução. É uma técnica de reeducação do movimento, composto por exercícios profundamente alicerçados na anatomia humana, capaz de restabelecer e aumentar a flexibilidade e força muscular, melhorar a respiração, corrigir a postura e prevenir lesões. Entre as inúmeras vantagens, destacamos o aumento da flexibilidade, a ativação dos músculos do tronco e a melhoria da estabilidade pélvica e lombar, o que contribui para uma melhor postura, sem dores nas costas.
O método abrange o nosso corpo de uma maneira uniforme, onde busca fortalecer, equilibrar e alongar a musculatura da coluna vertebral, trazendo um maior alinhamento e, em determinados casos, trazendo uma descompressão das tensões existentes, bem como gerar um alívio de pinçamentos e compressões dos discos o que gera um estímulo à circulação na região.
O Pilates pode ser indicado para a reabilitação de pacientes pós-cirúrgicos, que apresentam dor aguda, sequelas neurológicas decorrentes de AVCs, Parkinson, distrofias musculares, entre outras patologias que acometem as diversas articulações do corpo como, artroses, tendinites, torções, estiramentos musculares, entre outros. Os exercícios de Pilates podem ser praticados por pessoas sedentárias que resolvem iniciar com alguma atividade física, bem como com atletas de ponta como esportistas de diversas modalidades e bailarinos. Os exercícios podem ser direcionados tanto para pessoas que apresentam dores musculares e desvios posturais como pessoas que buscam manter ou até mesmo melhorar seu desempenho físico.
Últimas notícias
4 erros que atrapalham o seu desempenho na corrida29 de agosto de 2019 - 09:48
A importância do treinamento funcional para os atletas de futebol27 de agosto de 2019 - 09:36
Por que correr com um grupo de corrida?22 de agosto de 2019 - 10:14
O que comer antes e depois do treino?20 de agosto de 2019 - 11:49