Mitos e verdades sobre a Fisioterapia Uroginecológica

As técnicas fisioterapêuticas auxiliam a gestante no parto e puerpério

A Fisioterapia Uroginecológica é uma especialização da fisioterapia que abrange diversas áreas, como urologia, ginecologia, coloproctologia e sexologia. Além disso, ela é indicada para o tratamento e prevenção dos problemas relacionados ao enfraquecimento da musculatura e do assoalho pélvico.

Os músculos da região pélvica são responsáveis por controlar as fezes e urina, sustentando os órgãos pélvicos, por exemplo, a bexiga, útero, reto e órgãos do aparelho genital. Muitas gestantes não conhecem os benefícios desta área da fisioterapia, ou então, acabam acreditando em alguns mitos.

Veja abaixo alguns mitos e verdades sobre a Fisioterapia Uroginecológica:

O acompanhamento só deve ser iniciado após a mulher engravidar

MITO. O ideal é iniciar o acompanhamento antes mesmo de engravidar, ou então, logo no início da gestação. O corpo da mulher sofre diversas mudanças neste período para que seja possível o desenvolvimento do bebê e, com isso, a mulher pode sentir alguns desconfortos. As técnicas visam minimizar estes desconfortos.

A Fisioterapia Uroginecológica contribui para o bom funcionamento do aparelho reprodutor, urinário e digestório

VERDADE. Através das técnicas, é possível melhorar o funcionamento do aparelho reprodutor, urinário e digestório. Com os exercícios e cuidados terapêuticos, é possível prevenir e tratar disfunções sexuais, problemas de incontinência e, além disso, preparar toda a musculatura do assoalho pélvico para a gestação, inclusive, no parto e puerpério.

Os tratamentos não são indicados para mulheres que optam por cesariana

MITO. As mulheres que optam por cesariana também podem ser acompanhadas e, consequentemente, obter os benefícios das técnicas. O acompanhamento através da Fisioterapia Uroginecológica proporcionará olhar para a gestante de forma global, visando sempre seu bem estar.

As técnicas incluem orientações posturais para o parto

VERDADE. Além das posturas para o parto, são realizados exercícios respiratórios, propriocepção, massagem perineal, treino muscular do assoalho pélvico, entre outras, minimizando os desconfortos na gestação, parto e pós-parto.

Na Laboral Fisio, dentro do Espaço Laboral, o serviço de Fisioterapia Uroginecológica está disponível. Os atendimentos podem ser realizados através dos convênios Unimed e SulAmérica. Para informações, entre em contato através do WhatsApp (http://bit.ly/laboral-fisioterapia) ou pelo telefone: (14) 3241-2667.