Fisioterapia

O fisioterapeuta trata e previne doenças e lesões, empregando técnicas como massagens e ginástica. Este profissional diagnostica e trata problemas causados por má-formação, acidentes ou vícios de postura. Aplica massagens e orienta exercícios que têm a finalidade de restaurar, desenvolver e manter a capacidade física e funcional do paciente. Também faz tratamentos à base de água, calor, frio e aparelhos específicos. Além de ajudar na recuperação de acidentados e portadores de distúrbios neurológicos, cardíacos ou respiratórios, ele trabalha com idosos, gestantes, crianças e pessoas com deficiência física ou mental.

Na Clínica Laboral, em parceria com a Clinfito, o paciente encontra dentro da fisioterapia, tratamento de Quiropraxia, RPG, Fisioterapia Uroginecológica, Fisioterapia traumato-ortopédica, Fisioterapia Desportiva, Fisioterapia neurofuncional, Fisioterapia pediátrica e Fisioterapia pneumo-funcional.

Fisioterapia Uroginecológica

A Fisioterapia Uroginecológica é a área da Fisioterapia que atua na prevenção e reabilitação das disfunções relacionadas ao assoalhos pélvico. Esta especialidade é reconhecida desde 2009 pelo Conselho Federal de Fisioterapia (COFFITO). Os músculos da região pélvica controlam as fezes e urina, sustentando os órgãos pélvicos, como bexiga, útero, reto e atividades sexuais.

Indicações da Fisioterapia Uroginecológica

A Fisioterapia Uroginecológica é indicada para o tratamento das seguintes disfunções:

  • Ginecologia: disfunções sexuais, prolapsos urogenitais (saída dos órgãos genitais do canal vaginal) e dor pélvica (dismenorreia e endometriose);
  • Urologia: incontinência urinária masculina, feminina ou infantil;
  • Proctologia: incontinência fecal e constipação.

Fisioterapia Traumato-ortopédica e Desportiva

A Fisioterapia Traumato-ortopédica funcional atua na reabilitação e intervenção preventiva de pessoas com disfunções neuro-músculo-esqueléticas, em decorrência de maus hábitos posturais, lesões por traumas mecânicos, Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT) e processos degenerativos.

A Fisioterapia Desportiva atua na reabilitação de atletas profissionais ou amadores, que necessitam de um alto rendimento de execução das funções do corpo com grande potência e amplitude devido aos movimentos no esporte. Por isso, aumentam as chances de desenvolverem disfunções neuro-músculo-esquelética.

Os esportistas necessitam de prevenção muscular e reeducação proprioceptiva adequada, pois estão existem diversos riscos de lesões nas atividades que realizam. As lesões instaladas precisam de reabilitação funcional, pois alteram as funções biomecânicas e funcionais, devido à instabilidade articular, desequilíbrio muscular, overuse, entorses e tendinites, contusões e distensões musculares, contusões, distensões musculares, lesões ligamentares, articulares e meniscais, além de pré e pós-operatório de cirurgias traumato-ortopédicas.

Fisioterapia Neurofuncional

A Fisioterapia Neurofuncional é uma especialidade fisioterapêutica reconhecida pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO). A área se constitui em conhecimentos técnicos-científicos e intervenções com o objetivo de prevenir e tratar as disfunções no cérebro, tronco encefálico, nervos periféricos, junções neuromusculares e medula espinhal.

Fisioterapia Pediátrica

A Fisioterapia Pediátrica é destinada ao atendimento de recém-nascidos até a puberdade (12 anos), tratando de desordens multifatoriais, causadas por patologias congênitas ou adquiridas, alterações genéticas ou nascimento prematuro.

Os profissionais atuam nas áreas neurológicas, oncológicas, traumatológicas, ortopédicas, cardiorrespiratórias e preventiva. O objetivo principal do tratamento é o desenvolvimento do potencial da criança, buscando a independência e melhorias decorrentes. Para a recuperação infantil, a participação familiar é muito importante.

Toda criança necessita desenvolver habilidades cognitivas e motoras. É importante que ela seja observada em todos os aspectos e fases do crescimento. Em alguns casos, diante de alterações, o auxílio médico é fundamental e, posteriormente, atendimento com fisioterapeuta para que haja estímulo adequado.

Geralmente, as patologias encontradas estão relacionadas com o nascimento prematuro, intercorrências durante o parto ou alterações genéticas, que ocasionam em alterações cardiorrespiratórias e neurológicas. Entre elas: paralisia cerebral, síndrome de down, distrofia muscular de Duchenne, distrofia muscular de Becker, microcefalia, hidrocefalia, espinha bífida, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, entre outras.

Também é possível ocorrer o surgimento de patologias ortopédicas, como torcicolo congênito, luxação congênita, paralisia obstétrica, legg perthes, fraturas, entre outras. Com o auxílio da fisioterapia, a criança consegue desenvolver diversas habilidades, buscando independência e autonomia.

Fisioterapia pneumo-funcional

A Fisioterapia Pneumo-funcional é responsável pelo tratamento e prevenção de doenças respiratórias, através de métodos terapêuticos. As técnicas utilizadas variam de acordo com a patologia, idade, quadro clínico e nível de compreensão do paciente.

Os campos de atuação do fisioterapeuta nesta especialidade são abrangentes em vários níveis de atendimento ao paciente, por exemplo, disfunções respiratórias em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), ambulatórios, enfermarias, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e home care.

Para pacientes pneumopatas, a fisioterapia atua na manutenção ou melhora da ventilação alveolar, prevenção de crises respiratórias, suporte ventilatório nos períodos de crise, insuficiência respiratória e melhora da capacidade física, utilizando técnicas manuais ou instrumentais, além de exercícios, educação, posicionamento e aconselhamento que contribuem para a melhora do paciente.

A família possui um papel muito importante no tratamento da doença, conhecendo a patologia e riscos, sendo orientados para agir efetivamente na recuperação do familiar, diminuindo os impactos que podem ser causados pela doença.

O atendimento fisioterapêutico na Clínica Laboral, em parceira com a Clinfito, pode ser realizado pelos convênios:

  • Saúde Bradesco;
  • Unimed;
  • CASSI;
  • Saúde São Lucas;
  • APAS;
  • Medservice;
  • Postal Saúde;
  • Saúde Caixa;
  • Assefaz;
  • Terra Branca;
  • Cartão de Todos;
  • Associação dos Aposentados de Bauru;
  • Associação dos Comerciários;
  • Amil.

Quer saber mais? Nos envie uma mensagem:

3 + 0 = ?

[av_contact_field label=’Telefone’ type=’text’ options=” chec