Pilates na melhora da dor crônica e postura

A dor possui um papel de alerta para comunicar ao organismo que algo está errado e, em se tratando de uma dor crônica, ela gera no organismo um estresse e até mesmo, uma incapacidade física.

A dor e seus mecanismos
Uma das causas de dores na coluna vertebral são os problemas posturais que podem gerar desde desconfortos relativamente leves até lesões mais graves, como as doenças osteoarticulares.

A função muscular tem uma íntima relação com o alinhamento postural e a amplitude de movimento. Dessa forma, um treinamento deve focar o desenvolvimento de uma habilidade comportamental necessária para promover mudanças no conhecimento e no comportamento dos indivíduos em relação aos seus hábitos e à sua saúde.

O método Pilates
Os exercícios do Pilates são caracterizados por movimentos progressivos, tendo como base o controle consciente das ações musculares e estabilização da coluna. Esses exercícios envolvem contrações com ênfase no power house (composto pelos músculos abdominais, transverso abdominal, multífidos e assoalho pélvico), responsável pela estabilização estática e dinâmica do corpo.

Esse método caracteriza-se por movimentos projetados de forma que os executantes mantenham a posição neutra da coluna vertebral, minimizando o recrutamento muscular desnecessário, prevenindo a fadiga precoce e a diminuição da estabilidade corporal. O treinamento com esse método visa melhorar a flexibilidade geral do corpo, a força muscular, a postura e a coordenação da respiração com o movimento, sendo, portanto, esses fatores essenciais no processo de reabilitação postural.

Os benefícios do método
A literatura aponta que o método Pilates tem alguns benefícios que ajudam a prevenir lesões e proporcionar um alívio de dores crônicas. Dentre esses benefícios podemos citar: estimular a circulação, melhorar o condicionamento físico, a flexibilidade, a amplitude muscular, o alinhamento postural, melhorar os níveis de consciência corporal e a coordenação motora.

Os exercícios de Pilates desafiam os sistemas sensoriais responsáveis pelo equilíbrio e controle postural dinâmico (utilizado quando o corpo está em movimento), e os efeitos podem ser provenientes do fortalecimento dos músculos envolvidos no power house.

Fonte: Instituto Pilates (http://www.institutopilates.com.br/pilates-melhora-postura-dor/)