Alimentação x academia: o que comer antes e depois dos exercícios

As atividades físicas são fundamentais para uma vida saudável. São inúmeros os benefícios associados a essa prática, entre esses podemos citar o combate à obesidade, melhora na circulação, fortalecimento do sistema imunológico, diminuição do risco de doenças associadas ao sedentarismo como, por exemplo, diabetes, e doenças cardíacas em geral entre outros benefícios fisiológicos. Uma curiosidade: as atividades físicas possuem benefícios específicos para cada faixa, ou seja, pessoas de todas as idades têm benefícios!

Vale ressaltar outros benefícios mais relacionados a saúde psicológica como, por exemplo, a melhora do humor, da auto estima, da postura corporal e consequentemente melhores relações interpessoais. Porém é importante ressaltar o papel de uma boa alimentação para que esses resultados sejam alcançados, a seguir apresentamos a alimentação mais recomendada para o consumo antes, durante e depois das atividades. Ressaltamos sempre a necessidade de consulta com um profissional para maiores informações.

Antes dos exercícios

Alimentos ricos em carboidratos, índice glicêmico moderado e de rápida digestão são os mais indicados para essa etapa, pois eles são responsáveis pelo fornecimento de energia gasta nessas atividades. Esses alimentos permitem atividades intensas e minimizam o risco de lesões.

Alimentos indicados: recomenda-se a ingestão de frutas e suco de frutas em geral, cereais, pães integrais, queijo branco, e iogurtes.

Durante os exercícios

Em geral não é recomendado alimentar-se durante as atividades físicas, salvo atividades de longa duração, como por exemplo, caminhadas, corridas, ou demais atividades com mais de uma hora de duração, nesses casos alguns alimentos são aconselhados. Caso contrário, existe o risco de indigestão ou fadiga, variações repentinas na circulação arterial entre outras.
Alimentos recomendados: basicamente bebidas isotônicas, que além de ajudarem na hidratação, contém carboidratos que são rapidamente assimilados pelo organismo durante a atividade física.

Após os exercícios 

Essa refeição vai variar muito em função do horário que você pratica seus exercícios, se for pela manhã, recomenda-se um almoço mais consistente, se for pela noite antes de dormir, recomenda-se algo mais leve. Ressaltamos que em ambos os casos deve-se consumir alimentos ricos em vitaminas e proteínas, esses alimentos ajudam na reposição da energia gasta, desenvolvimento de massa muscular e neutralização de radicais livres produzidos pela atividade física.

Alimentos indicados: pães em geral, queijos, batatas, macarrão, frutas em geral, leite e seus derivados, carnes magras de preferência grelhadas ou assadas. Caso queira comer embutidos como, por exemplo, bacon, salsicha, calabresa e etc., consuma no máximo duas porções por semana, mas sempre mantenha a atividade física em dia.

Fonte: Portal Educação (https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/nutricao/alimentacao-x-academia-o-que-comer-antes-e-depois-dos-exercicios/48794)