5 dias para iniciantes em Treinamento Funcional

Todo mundo sabe que para ter uma boa qualidade de vida e o bom funcionamento do nosso organismo, é fundamental praticarmos exercícios físicos com regularidade. Pessoas sedentárias que fogem deste hábito correm um grande risco de desenvolver doenças crônicas, como o diabetes e hipertensão.

Se você se encaixa neste perfil, mas deseja mudar para garantir a boa saúde, indicamos o treinamento funcional, que atualmente é uma das principais modalidades de atividades físicas do Brasil.

Neste post, nós listamos 5 dicas fundamentais para os praticantes iniciantes em Treino Funcional. Confira!

Uma razão motivacional importante no Treinamento Funcional é a intensidade das aulas, que deve estar de acordo com as habilidades do aluno. Se o treinamento está muito fraco, o aluno iniciante irá se sentir desmotivado pela ausência de desafios, afinal, tudo aquilo que é muito fácil, gera monotonia. Além do mais, a principal característica do Treino Funcional é a sua intensidade.

No entanto, o contrário também não é interessante. Os exercícios não devem estar além das aptidões dos alunos, pois isso também gera a desmotivação, e consequentemente, o abandono das aulas.

Veja abaixo, as dicas para que você não desanime das aulas de Treino Funcional.

  1. Mantenha seu instrutor informado: A primeira dica está em sempre deixar o seu professor a par de toda e qualquer restrição médica que você possui. Deste modo, ele irá preparar sessões de acordo com as suas limitações.
  2. Seja paciente: Tenha paciência, e sobretudo, perseverança. É preciso saber esperar pelo momento certo em que seu corpo irá “pedir” pelos exercícios. Mas, antes de isso acontecer, ele irá passar por um processo de adaptação.

Este processo de adaptação costuma ser mais lento no caso de pessoas sedentárias. Se este é seu caso, não desista. O começo é sempre mais difícil, mas depois que você começar a notar os benefícios, verá que o Funcional é a melhor coisa. E reforçando: Evite faltar às aulas.

  1. Seja consciente: Se o seu objetivo no Treinamento Funcional é o emagrecimento, busque se recordar do período de tempo que você ficou sem se exercitar e quanto tempo levou para você atingir os quilinhos extras.

Por mais que o Treino Funcional seja famoso e procurado por conta da sua eficácia e resultados rápidos, tenha consciência que é impossível perder todos estes quilos extras em apenas um mês. É claro que você irá perder peso, mas trata-se de um processo lento (dependendo da sua meta) que requer não só a prática dos exercícios funcionais, mas também de uma reeducação alimentar.

  1. Não exagere: É sempre válido reforçar esta questão. Um erro muito comum é ultrapassar seus próprios limites nas sessões, com o objetivo de atingir suas metas com mais rapidez. Esta atitude só resulta em exaustão e no surgimento de lesões.

Portanto, seja sincero com seu professor, fale sobre suas limitações e dores, para que ele possa passar os exercícios adequados para você, evitando assim o risco de prejudicar a sua saúde e sofrer lesões.

  1. Evite tomar relaxantes musculares: É bem comum sentir uma dorzinha ou outra nas primeiras aulas, mas a recomendação é evitar ao máximo o consumo de relaxantes musculares.

Fonte: Action 360 (https://www.action360.com.br/blog/5-dicas-fundamentais-para-iniciantes-em-treino-funcional/)