O que comer antes de correr?

A corrida é um esporte que vem ganhando cada vez mais adeptos, já que pode ser praticada em qualquer lugar e não necessita de equipamentos especiais, com exceção de um tênis. A alimentação é fundamental para obter um bom desempenho durante a corrida.

Os alimentos consumidos antes da corrida não só são responsáveis para possibilitar correr o seu máximo, mas também podem contribuir para a proteção do organismo, atuando na prevenção de lesões. Além disso, a alimentação também é capaz de estimular o sistema imunológico, que pode enfraquecer, principalmente para quem corre ao ar livre.

Quais nutrientes comer antes de correr?

Alimentos que dão energia:

O carboidrato é o principal responsável pelo fornecimento de energia rápida para o corpo. É encontrado em pães, bolo simples, tapioca, macarrão, arroz, milho, batata-doce ou mandioca cozidos, além de frutas secas ou in natura e cereais como quinoa e aveia.

Oleaginosas:

Outra boa opção de alimentos energéticos, além de serem fonte de minerais (zinco, magnésio) e aminoácidos (arginina) que têm ação vasodilatodora e ajudam na performance esportiva. As castanhas, amêndoas, nozes, amendoim, pistache e avelã podem ser consumidas in natura, utilizadas em receitas ou consumidas na forma de pastas, como a pasta de amendoim.

Óleo de coco:

Ideal também como fonte de energia para quem segue uma dieta com teor de carboidrato controlado. Boa opção de alimento energético, pois é um tipo de gordura diferenciada (TCM), que fornece energia rápida, além de fortalecer o sistema imunológico do corredor.

Proteína:

As proteínas são obrigatórias para a recuperação muscular após a corrida, no entanto, comer alimentos ricos em proteínas antes de correr também pode contribuir para a melhora da performance, já que são ricos em aminoácidos como BCAA e arginina. Suplementos de proteína em pó são práticos, mas outros alimentos como tofu, iogurte, ovo, frango, peixe e carne são opções.

Fibras:

A recomendação de alimentação pré-treino para atletas indica que as fibras devem ficar de fora, pois podem causar complicações gastrintestinais, já que aumentam o tempo de digestão ou aceleram o trânsito intestinal. No entanto, dependendo do nível de atividade física e da individualidade de cada um, alimentos ricos em fibras podem fazer parte do pré-treino. Alimentos ricos em fibras fornecem carboidratos de baixa carga glicêmica, dando energia constante para o treino. Portanto, certos alimentos como frutas, aveia e semente de chia são algumas opções.

Vitaminas e minerais:

Muito importantes para o corredor, são fundamentais para a performance na corrida, além de fortalecerem o sistema imunológico. Também têm ação antioxidante ao neutralizar os radicais livres, evitando dores musculares e possíveis lesões.

Água:

Antes de correr, especialmente corridas de longas distâncias, é recomendado consumir 500ml de água, de uma a duas horas antes da corrida, além de 200ml adicionais de água 30 minutos antes. Não esqueça de se hidratar!

Fonte: Natue (https://www.natue.com.br/natuelife/o-que-comer-antes-de-correr.html)

.