A importância da avaliação física

Para fazer uma adequada e correta prescrição de um programa de treinamento e condicionamento, é necessário que o profissional faça uma avaliação física do aluno.

Os principais objetivos são mensurar e detectar o estágio de condicionamento da pessoa e suas capacidades físicas, além de aptidões biológicas, fisiológicas, e descobrir a ocorrência de alguma doença pré-existente. Para isso, são realizados diferentes testes.

A partir da avaliação física é possível identificar limitações, doenças e prioritariamente a condição e aptidão física atual do avaliado, além de sua anatomia. Os testes avaliativos devem ser realizados periodicamente e sempre comparados ao anterior, para descobrir se ocorreram melhorias ou perdas, tanto no aspecto condicional como no físico.

Veja os principais métodos de avaliação física

Anamnese

É uma sondagem e investigação da condição de saúde do individuo em relação ao diagnóstico de doenças, principalmente as hereditárias. Deve ser realizada a priori dos testes e avaliações físicas.

Avaliação antropométrica

Mensura as medidas corporais do indivíduo:  peso, altura, diâmetros articulares, medidas circunferenciais de braços, pernas, coxas, abdômen, quadril etc.

Avaliação postural

Detecta padrões anatômicos, desvios posturais. Uma das principais intenções é justamente corrigir ou amenizar os possíveis distúrbios anatômicos, fortalecendo grupos musculares e articulações através da indicação e realização de exercícios específicos. O individuo que tem boa postura, é aquele que consegue se manter em posição ortostática, exigindo mínimo esforço do sistema articular e muscular.

Avaliação nutricional

Esta se preocupa com a ingestão de nutrientes ou a falta deles na dieta da pessoa.Com isso, é possível montar uma rotina alimentar balanceada, com consumo proporcional ao gasto de energia, evitando a reserva ou falta de nutrientes. A dieta deve ser composta da maior variedade possível de nutrientes, desta forma garante a demanda de macro e micronutrientes.

Avaliação cineantropométrica

Estes testes físicos avaliam as medidas do aluno em movimento. Como a velocidade, a força, a resistência e a agilidade. Porém é importante ter cautela em relação à aplicação de testes físicos para cardiopatas, hipertensos, obesos mórbidos e pessoas acometidas por doenças que fazem parte de grupos de riscos.

Fonte: Portal Ativo (https://www.ativo.com/fitness/treinamento-fitness/a-importancia-da-avaliacao-fisica/#)