Treinamento Funcional é um aliado no combate ao sedentarismo na pandemia

Praticar atividade física é fundamental para evitar problemas de saúde que surgem em decorrência do sedentarismo

De acordo com dados divulgados pelo Projeto Convid (Pesquisa de Comportamento), coletados em um levantamento realizado pela Função Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UMFG) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 2020, 62% das pessoas entrevistadas para a pesquisa deixaram de fazer qualquer tipo de exercício físico na pandemia da Covid-19.

A falta de atividade física, somada às horas de permanência em frente ao computador ou televisão, são fatores extremamente prejudiciais à saúde. Além do ganho de peso, o sedentarismo é um dos fatores de risco para doenças cardiovasculares, como Acidente Vascular Cerebral (AVC) e infarto.

Diversas atividades físicas são indicadas para pessoas que não possuem o hábito de frequentar uma academia, mas que desejam melhorar a qualidade de vida, entre elas, o Treinamento Funcional. Os exercícios consistem em utilizar os movimentos, como mobilidade, estabilidade articular, força e resistência muscular, com o objetivo de proporcionar condições físicas ao corpo sem a necessidade de maiores sacrifícios.

O treinamento funcional trabalha o movimento em todo o conjunto de músculos ao mesmo tempo, por isso, é possível obter equilíbrio, força e resistência, contribuindo para a realização de atividades do dia a dia sem queixas de cansaço frequente e dores musculares. Adquirir disposição é um dos benefícios deste tipo de treinamento, ou seja, abandonando os hábitos sedentários.

Equipamentos básicos para os exercícios

Em comparação com outros exercícios físicos que necessitam de vários equipamentos de academia, o Treinamento Funcional se destaca por não exigir grandes aparelhos, pois consiste apenas na utilização de bolas, pranchas, elásticos, fitas de suspensão e escadas, além do próprio peso corporal.

Não existe restrição de idade para praticar o Treinamento Funcional, porém, antes de iniciar os exercícios, é importante ser avaliado por um médico para garantir que o praticante esteja apto à praticar atividades físicas, com boas condições de saúde. Os treinos são elaborados conforme as individualidades biológicas de cada indivíduo, portanto, o acompanhamento profissional é imprescindível para obter resultados satisfatórios e evitar lesões.

Aqui no Espaço Laboral temos a Laboral Academia, onde você irá treinar com orientação de Personal Trainers. Para informações, entre em contato através do WhatsApp (https://bit.ly/laboral-academia) e agende uma aula experimental!