Acupuntura para lesões: como ela pode ajudar no tratamento?

Na maioria dos casos, alfinetadas não costumam ser agradáveis. Mas, dependendo do momento, algumas agulhadas podem fazer bem ao nosso corpo. Este é o caso da acupuntura, procedimento teórico/empírico da medicina tradicional chinesa que visa a terapia e a cura de doenças por meio de aplicações de agulhas.

Mas você sabia que usar acupuntura para lesões também é possível?

Acupuntura para lesões? Como assim?

Sim! As agulhas agem sobre todo o sistema nervoso e estimulam o mecanismo de compensação e equilíbrio do corpo para sanar as dores. O estimulo de certos pontos promove a liberação de hormônios, como cortisol e endorfina, que promovem o alívio imediato das dores e melhoram os lesionamentos.

A acupuntura trata o corpo como um todo, e o alívio das lesões musculares, ósseas e nas articulações é imediato, o que evita inflamações prolongadas e a formação do tecido cicatricial, que comprometem a amplitude dos movimentos.

Em casos mais graves, como espasmos e entorses, ainda são feitos procedimentos que evitam a inflamação prolongada causadora da formação de tecido cicatricial.

Na acupuntura, cada tipo de problema pede um tratamento diferente. É importante definir um protocolo para o homem e outro para a mulher e, ainda, levar em conta o horário da lesão — ou seja, se foi de manhã, de tarde ou à noite.

Dependendo da queixa do paciente, pode ser utilizado o agulhamento em sedação ou em tonificação, além de outras técnicas, como a eletroacupuntura, moxibustão e ventosas, que também conferem bons resultados.

Fonte: Aparecida Enomoto, acupunturista – Portal Ativo Saúde (https://www.ativosaude.com/saude/acupuntura-para-lesoes/)