Entendendo a dor lombar

Dor lombar ou nas costas é um problema comum que afeta a maioria das pessoas em algum momento de sua vida.

Pode ser desencadeada por má postura, enquanto sentado ou em pé, curvar-se sem jeito ou levantar-se incorretamente. Não é geralmente causada por uma condição séria.

Na maioria dos casos, a dor melhora em algumas semanas ou meses, embora algumas pessoas tenham dor a longo prazo ou uma dor que sempre volta.

Tipos de dor nas costas

A dor nas costas é mais comum na região lombar (lombalgia), embora possa ser sentida em qualquer lugar ao longo de sua coluna vertebral, a partir do seu pescoço até os quadris. Às vezes, pode ser causada por uma lesão ou doença, tais como:

• disco de hérnia – quando um dos discos da coluna vertebral está danificado e pressiona os nervos;
  • ciática – irritação ou compressão do nervo ciático, o que causa dor, dormência e formigamento que percorre uma perna;
  • esticão – lesão no pescoço causada por um impacto súbito;
  • ombro congelado – inflamação ao redor do ombro que causa dor e rigidez;
  • espondilite anquilosante – uma doença de longa duração que causa dor e rigidez onde a espinha encontra a pélvis.

O que fazer

A maioria dos casos de dor nas costas melhora por conta própria e você pode não precisar consultar um médico.

Se você tiver dor nas costas apenas por alguns dias ou semanas, o seguinte conselho pode ajudar a aliviar os sintomas e acelerar a sua recuperação:

• permanecer tão ativo quanto possível e tentar continuar com suas atividades diárias;
  • tomar analgésicos, como paracetamol ou ibuprofeno, se você sentir que precisa;
  • usar pacotes de compressão quentes ou frios (você pode comprar na farmácia local). um saco de legumes congelados e uma garrafa de água quente também funcionam.

Embora possa ser difícil de ser alegre ou otimista se você está com dor, é importante manter o pensamento positivo, pois isso pode ajudá-lo a se recuperar mais rapidamente.

Os tratamentos para dor lombar de longo prazo

Se você está preocupado com suas costas ou a sua dor não melhorou em cerca de seis semanas, é uma boa ideia visitar o seu médico, que pode aconselhá-lo sobre os tratamentos disponíveis.

Esses incluem:

• analgésicos mais fortes;
  • aulas de ginástica – onde são ensinados exercícios específicos para fortalecer os músculos e melhorar a sua postura;
  • terapia manual – como fisioterapia, quiropraxia ou osteopatia
  • acupuntura;
  • aconselhamento – como a terapia cognitivo-comportamental (TCC);
  • apoio e aconselhamento em uma clínica de dor especializada

A cirurgia da coluna vertebral é geralmente recomendada apenas quando todos os outros tratamentos falharam.

Prevenindo dores nas costas

Como você se senta, deita e levanta podem afetar a saúde das suas costas. Tente evitar colocar demasiada pressão sobre suas costas e garantir que ela fique forte e flexível.

O exercício físico regular, como caminhar e nadar, é uma excelente maneira de prevenir a dor nas costas. Atividades como yoga ou pilates podem melhorar a sua flexibilidade e fortalecer os músculos das costas.

Sinais de um problema grave

Você deve procurar ajuda médica urgente se você tem dor nas costas e:

• temperatura elevada (febre);
  • perda de peso inexplicada;
  • inchaço ou deformidade nas costas;
  • ela é constante e não passa depois de deitar-se
  • dor no peito;
  • perda do controle da bexiga ou do intestino;
  • incapacidade de urinar;
  • dormência em torno de seus órgãos genitais ou nádegas;
  • ela piora à noite;
  • ela começou depois de um acidente, como após um acidente de carr

Esses problemas podem ser um sinal de algo mais sério e precisam ser avaliados o mais cedo possível.

Autore: Super Saúde