Entenda como a Memória Muscular pode ajudar quem está a um certo tempo sem Treinar!

O árduo processo de ganho de massa muscular requer treino intenso dentro de uma perfeita regularidade, uma enorme disciplina dietética e claro, todo descanso possível para que esse processo aconteça da forma mais eficaz possível. Mas a vida é uma caixinha de surpresas, não é mesmo?!


De repente, você foi obrigado a interromper seus treinos, e com isso, naturalmente você entra num processo de perda de massa muscular por ATROFIA dos músculos que tanto sofreu para desenvolver. Muita crueldade, não é?! Entretanto, nem tudo está perdido…

Hipertrofia x Atrofia

Um dado que não custa lembrar é que hipertrofia muscular significa basicamente sintetizar (construir) as proteínas contráteis (actina e miosina) dentro das células musculares (os miócitos). Este processo de síntese proteica é comandado pelo núcleo dos miócitos e o treinamento intenso e contínuo estimula a formação de novos núcleos. Quanto mais núcleos um miócito tiver, maior sua capacidade de sintetizar as proteínas contráteis, e por consequência, aumentando o volume do músculo. GUARDEM ESSA INFORMAÇÃO!
Nosso corpo tende a trabalhar sempre em ritmo de economia e manter uma grande massa muscular requer um consumo enorme de energia. Assim, quando interrompemos o treinamento por um longo período, o processo de atrofia se inicia naturalmente. Tal atrofia pode ser ainda mais acelerada em casos de imobilização por algum tipo de trauma.

Memória Muscular

Durante muito tempo acreditou-se que a atrofia muscular por desuso, era causada pela perda (morte) das células musculares (miócitos) que não eram mais “necessárias”.
A boa notícia é que estudos mostram que não há morte de miócitos e sim APENAS uma redução da quantidade das proteínas contráteis. Isso significa que os NÚCLEOS agregados pelo estímulo do treinamento PERMANECEM INTACTOS dentro dos músculos, mesmo atrofiados. Essa preservação dos núcleos dentro dos miócitos é que facilita E MUITO o retorno ao volume muscular que se tinha anteriormente. POR QUE?? Vocês guardaram a informação ali de cima que eu disse para guardar?
Ao retomar ao treinamento, o longo e doloroso processo de formação de núcleos não é necessário. Dessa forma, temos a sensação de que os músculos “se lembram” de como eram antes da interrupção dos treinos e voltam ao seu tamanho anterior mais rapidamente, isso por ainda termos os núcleos para sintetizar novamente as proteínas contráteis perdidas!
RESUMO DA ÓPERA: A recuperação do volume muscular é mais rápida nas pessoas treinadas, mas só até o volume que se tinha anteriormente. Uma vez atingido esse volume o processo de hipertrofia volta ao ritmo normal de cada um.

Fonte: Dicas de Treino