CHÁ VERDE E A ATIVIDADE FÍSICA

Muito tem se falado sobre os benefícios do chá verde para a saúde em geral. Agora, pesquisas indicam que o consumo favorece, e muito, o resultado nos esportes também.

As substâncias presentes no chá ajudam na queima de gorduras e podem aumentar o desempenho tanto em exercícios prolongados, quanto nos de menor intensidade.

O consumo regular de chá verde melhora os mecanismos de defesa antioxidante em praticantes de exercício resistido e pode reduzir a manifestação de danos teciduais induzidos pelo esforço, possivelmente por meio da neutralização da ação danosa de radicais livres. Além disso, ele pode oferecer proteção contra o dano oxidativo induzido por exercícios, quando consumido conforme orientação alimentar para esportistas gerando um perfeito equilíbrio nutricional.

O consumo de chá verde ajuda na hidratação durante a prática de atividade física. Além disso, contém cafeína, substância ergogênica que aumenta o desempenho durante exercícios de endurance prolongados e exercícios de pouca intensidade.

O chá verde é uma bebida saudável e pode ser consumido a qualquer hora do dia. Por conter cafeína, não deve ser utilizado à noite por pessoas que apresentem dificuldades para dormir. Para quem pratica esporte, a bebida pode ser consumida antes do treino.

Seus compostos bioativos agem beneficamente no aumento da termogênese, o que aumenta a velocidade do gasto calórico do organismo e potencializa a perda de peso.

O chá verde pode ser apreciado por todas as pessoas e tem efeitos comprovados na redução de doenças cardiovasculares. Sendo assim, a bebida é um excelente alimento para hipertensos também.

Com relação às mulheres grávidas, estudos demonstram que elevadas doses de catequina (um dos compostos do chá) poderiam levar a uma deficiência de ácido fólico no feto.

A ingestão diária de 320mg a 350mg de polifenois é suficiente para fornecer todos os benefícios almejados. Isso corresponde a dois copos do chá solúvel: cerca de 10g da erva e 200ml de água. É importante também que a pessoa consuma doses adequadas e com uma frequência regular. O excesso da bebida pode sobrecarregar o fígado, causar irritações na mucosa do estômago e trazer insônia e irritabilidade.

Os produtos industrializados são pouco aconselháveis, pois, além de conservantes, têm uma quantidade baixa dos compostos ativos. O interessante é ingerir as bebidas que contenham o extrato do chá concentrado em sua composição.

Se o chá verde for preparado na forma de sachê ou folhas, deve-se ficar atento ao tempo de fervura, porque temperaturas muito elevadas degradam os compostos bioativos do chá.

Aproveite os benefícios dessa erva e melhore seu rendimento e composição corporal.

 

Luciane Vieira – CRN: CRN3 SP 23199

 

Referência Bibliográfica

Panza V.S.P. Efeito do consumo de chá verde no estresse oxidativo em praticantes de exercício resistido. Universidade Federal de Santa Catarina – Florianópolis, 2007. Tese de Mestrado.