Fisioterapia: Dicas para uma boa noite de sono

É importante adaptar o ambiente em que dormimos para que a nossa coluna se recupere à noite

O sono tem importância vital para nosso organismo. Sintomas como cansaço, estresse, falta de memória ou dores no corpo ao acordar podem estar relacionados com uma noite de sono num colchão ruim, com um travesseiro errado ou uma má postura. É importante adaptar o ambiente em que dormimos para que a nossa coluna, que durante o dia suporta todo o peso do corpo, bem como o nosso organismo, possam se recuperar durante esse período de inatividade.

O ambiente deve ser escuro e silencioso, ou seja, nada de dormir com a TV ligada ou mexer no celular minutos antes de pegar no sono. A refeição deve ser leve no jantar, evitando alimentos que aumentem o nível de insulina como o açúcar refinado, doces e farinha branca, que acionam o metabolismo. O jantar deve ser pelo menos 90 minutos antes de deitar. Manter uma atividade física regular também tem uma influência direta na qualidade do sono.

Nós passamos aproximadamente um terço de nossa vida dormindo, imagine então como um bom colchão pode influenciar na saúde de nossa coluna! Ele deve ser projetado para distribuir a pressão de forma uniforme pelo corpo, ajudando na circulação e melhorando a qualidade do sono. Quando estamos deitados, devemos manter o mesmo alinhamento natural da coluna de quando estamos em pé.

Um colchão muito firme não é necessariamente o melhor, quando ele é rígido demais cansa a musculatura e provoca problemas em ombros e quadril, da mesma maneira se a peça é muito mole pode causar dores na coluna, que não consegue manter seu alinhamento natural. O ideal é consultar a densidade do colchão, que deve se ajustar ao seu peso. No caso de casais, o melhor é comprar no nível compatível com a pessoa mais pesada. Os colchões de mola são mais indicados por serem ao mesmo tempo maleáveis e terem uma durabilidade maior.

dormir-peso-fitness

Sobre o travesseiro, ele deve ser macio, com uma altura que complete exatamente o espaço entre a cabeça e o colchão, facilitando a circulação. Evite a hiperflexão do pescoço (quando o queixo fica muito próximo do peito) e a hiperextensão (quando o queixo está muito elevado), o alinhamento ideal da cervical permite uma boa respiração e evita torcicolos pela manhã. Os travesseiros também têm prazo de validade, de uma média de cinco anos, podendo ser necessário trocá-los antes disso se perderem a firmeza e deixar o pescoço cair. Os travesseiros de visco elástico são mais indicados, pois o material distribui a pressão uniformemente e permite que a coluna se mantenha alinhada e bem acomodada.

E finalmente vamos falar sobre a postura, um dos itens mais importantes para que se tenha uma boa noite de sono. Preferencialmente, durma deitado de lado! Para qualquer um deles, desde que você mantenha um bom alinhamento da coluna e colocando entre as pernas um travesseiro ou um rolinho. Se você é acostumado a dormir de barriga para cima, utilize então um travesseiro baixo apenas para apoiar a cabeça e um travesseiro embaixo dos joelhos. Evite ao máximo a posição de bruços, mas se não conseguir se adaptar virado de lado, utilize um travesseiro baixo para a cabeça e outro embaixo do abdômen, na altura da cintura.

Sempre observe como você está acordando no dia seguinte. Dores no corpo ou cansaço ao acordar significa que algo está errado. Com dor, tendemos a assumir posturas ainda mais inadequadas que pioram o quadro, em caso de duvidas procure um especialista.

Fonte: Ibitinga Diário