Como Saber o Peso que Você Deve Levantar em Cada Exercício?

Esteja você procurando ganhar músculos ou perder peso, escolher o peso correto para o seu exercício é a chave para receber o máximo dos benefícios da musculação.

Se você quer os melhores resultados, precisa ter uma orientação adequada para não pecar no excesso (podendo se machucar) ou em pesos leves demais (não alcançando seu objetivo).

  1. E como saber o peso correto?

Para saber o peso ideal para atingir seu objetivo deve ser feito o teste de repetições máximas, aonde o professor saberá exatamente o peso a ser trabalhado de acordo com o objetivo.

  1. E como é feito esse teste?

O teste consiste em realizar o máximo de repetições possíveis com uma carga média para alta em cada aparelho utilizado e depois disso se calcula por porcentagem o peso ideal para cada tipo de treino.

É importante estar sempre com um Profissional de Educação Física, pois como tem que chegar ao máximo pode haver falha por fadiga muscular causando lesão.

  1. E como se quantifica essa carga no Treinamento Funcional?

A diferença do treino muscular em aparelhos tradicionais do treinamento funcional consiste em realizar movimentos próprios do corpo de maneira livre, sem apoio de aparelhos. Isso o torna muito mais dinâmico, gastando mais energia e calorias. Porém, a maior dificuldade é como quantificar o treino quanto números de séries ou repetições (volume) ou carga (intensidade). Para se realizar o teste de repetições máximas no Treinamento Funcional o praticante deve ser altamente instruído e ter uma qualidade de movimento perfeita para evitar lesão na hora do teste.

O mais importante nesse tipo de treinamento é usar monitor cardíaco para controle da frequência cardíaca já que ele trabalha a musculatura de forma mais global.

4. Veja a tabela de acordo com as capacidades físicas

tabela

  1. Afinal, tudo se resume em uma ótima orientação

Você ao iniciar seus treinos deve procurar uma orientação adequada.

Realize circuito menores com cargas leves no início para aprender o movimento e ganhar capacidade muscular.

Mude os exercícios periodicamente.

Prefira qualidade do movimento e não quantidade de carga.

Treine monitorado para controle da sua frequência cardíaca.

Na Clínica Laboral você conta com a orientação de uma equipe treinada pela Metodologia TGI, sendo um deles, o educador físico Fabrício Paini.

FABRÍCIO