Por que os idosos devem praticar exercícios físicos com frequência?

Os impactos do envelhecimento podem se potencializar em idosos sedentários, trazendo problemas de saúde, cansaço e dores musculares no dia a dia

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), recomenda-se praticar, no mínimo, 30 minutos de exercício físico por dia, independentemente da idade. Entretanto, em decorrência do envelhecimento, os idosos precisam se exercitar com frequência. Deste modo, é possível evitar doenças e outros problemas que surgem devido ao sedentarismo nesta fase da vida.

É importante se manter ativo após os 60 anos, pois as funções cognitivas e a resistência física tendem a diminuir com o passar do tempo. Existem diversas atividades e estímulos que contribuem e possibilitam uma melhor qualidade de vida na terceira idade, como o Treinamento Funcional.

Os exercícios trabalham o movimento do idoso em todo o conjunto de músculos ao mesmo tempo, possibilitando obter equilíbrio, força e resistência, inclusive, contribuindo para a realização de atividades do dia a dia sem cansaço frequente e dores musculares, que são queixas comuns na terceira idade.

Para que o idoso realize a prática de atividades físicas é imprescindível um acompanhamento médico prévio. O profissional irá definir quais são as condições do paciente para estar apto às atividades. Após a liberação médica, é importante buscar orientações e monitorias com educadores físicos, principalmente para que os treinos sejam adaptados de acordo com as limitações de cada aluno.

Aqui no Espaço Laboral temos a Laboral Academia, onde você, idosos, poderá treinar com orientação de Personal Trainers. Para informações, entre em contato através do WhatsApp (https://bit.ly/laboral-academia) e agende uma aula experimental!