Benefícios do pilates na prática esportiva

O pilates pode ser uma alternativa para o complemento e aperfeiçoamento do treino, para os praticantes de várias modalidades esportivas, beneficiando atletas de balé, basquete, atletismo surfe, futebol, natação, vôlei, ciclismo e muitas outras modalidades. Os exercícios podem ser direcionados para uma modalidade específica, possibilitando também um treinamento mais funcional.

Pesquisas tem relatado, que o pilates ajuda na performance e no condicionamento dos atletas. Muitos praticantes de esportes já aliam a técnica às suas atividades, como uma forma de reestruturar o corpo, melhorar a consciência dos movimentos, corrigir os desequilíbrios musculares, aumentar a capacidade respiratória, prevenir e recuperar lesões.

Como sabemos, o pilates atua com grande ênfase no Core ou Powerhouse (Centro de Força), gerando estabilidade da coluna vertebral por meio da musculatura intrínseca, agindo na estabilização de movimentos.

É um método eficiente para tratar dores lombares crônicas, estiramentos musculares, lesões de ligamento, tornozelos e joelho, muito comuns nos esportistas. Esta atividade proporciona movimentos mais eficientes e seguros para o esporte e se baseia em métodos fisiológicos (utiliza movimentos naturais do corpo humano) que geram fortalecimento e alongamento muscular, melhorando dessa maneira as dores, os movimentos compensatórios e restabelecendo as estruturas normais da articulação ou da parte lesionada.

pilates pode atuar como um parceiro de treino, com ganho de força muscular global ou de musculaturas específicas para o esporte, contribuindo no aperfeiçoamento de gestos esportivos criados dentro da necessidade de cada modalidade, através do uso dos aparelhos e acessórios, da coordenação motora, respiração, consciência corporal, concentração e equilíbrio tanto físico quanto mental.

Quando se fala em ganho de força muscular global, para a grande maioria das pessoas, a primeira ideia que vem é somente a musculação.

Corredores, por exemplo, incluem o treinamento de força em sua programação de treinos ao longo de toda sua preparação anual. E com estes treinos, vão obter vários vão obter vários benefícios que serão decisivos para o seu rendimento, como: a economia de energia; aumento do ritmo da corrida; melhora a eficiência na técnica; aumento da tolerância ao esforço; prevenção de lesões e de desequilíbrio muscular além de ajudar na absorção ou redução do impacto.

O que muitos não sabem, é que o Pilates pode ser incluído no treinamento desses atletas, tanto para potencializar o desempenho esportivo, como para prevenir lesões e problemas musculares associados, por exemplo, à corrida.

pilates entra como correção e manutenção da postura, não só na corrida, mas em todos os esportes. Um dos pontos de maior ênfase no trabalho com este método é o fortalecimento da musculatura responsável pela sustentação da coluna. Sendo devidamente trabalhado e fortalecido, faz com que o atleta tenha um melhor controle mais efetivo sobre a mecânica da corrida, por exemplo, corrige ou melhora a postura geral e garante melhor execução dos movimentos, o que leva à economia energética durante a atividade, promovendo desta forma, uma recuperação mais eficiente no pós-treino.

Fonte: Revista Correr (http://revistacorrer.com.br/beneficios-pilates-pratica-esportiva/)