Como cuidar das articulações durante o exercício
Não há dúvida de que as articulações são as partes do corpo que mais sofrem quando fazemos exercício, especialmente atividades de alto impacto. Uma das lesões que os esportistas mais temem, por sua alta possibilidade de se converter em crônica, é no joelho; mas tornozelos, pulsos, cotovelos, ombros e quadris também podem ser uma fonte de problemas. Por isso, oferecemos a você algumas dicas para cuidar das suas articulações durante o exercício.
1 – O aquecimento é básico antes de fazer esporte e, entre outros benefícios que nos trará, está o de que os músculos e ligamentos estejam robustos e a força não se deposite por completo sobre nossas articulações. Entre dez e quinze minutos é suficiente.
2 – O que fizermos depois do exercício também é importante. Neste sentido, não se deve parar inesperadamente, mas depois de acabar a atividade tem que continuar, por exemplo, caminhando lentamente até que nós mesmos notemos que nosso organismo já está preparado para parar.
3 – Temos que cuidar das condições externas, isto é, devemos escolher o calçado correto para nosso tipo de pisada; bem como tentar escolher uma superfície que não seja nem muito dura nem muito mole, para evitar que repercuta em nossas articulações.
4 – Para cuidar das articulações durante o exercício, é fundamental não sobrecarregar demais determinadas partes do corpo. Se não somos profissionais, não temos que dedicar, por exemplo, todo o nosso tempo de esporte praticando tênis. Devemos combinar atividades que forcem partes do corpo diferentes.
5 – Se notarmos que alguma articulação começa a se ressentir, aplique calor com uma manta térmica e bandagens suaves quando fizer esporte. Em caso de dor forte, visite seu médico para que examine você.
Fonte: UmComo