Você sabe para que serve uma avaliação física?

A avaliação física é um importante recurso no processo de treinamento esportivo, ou até mesmo, na indicação de exercícios físicos para manter a saúde ou melhorar a estética corporal.

Uma avaliação física tem como objetivo identificar o nível de aptidão física que você se encontra, permitindo que o treino possa ser prescrito de acordo com suas necessidades e objetivos: perda de peso, desempenho esportivo ou, até mesmo, uma maior qualidade de vida.

Além disso, é através dela que o profissional de educação física é capaz de identificar possíveis fatores de riscos para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares como, tabagismo, hereditariedade, sedentarismo, entre outros, que também devem ser levados em conta.

Após o início dos treinos, as avaliações periódicas permitirão verificar as possíveis alterações de sua aptidão física, decorrentes do programa de exercícios físicos que vem sendo aplicado. Assim, o profissional determinará se será necessário mudar o programa de exercícios ou poderá mantê-lo, modificando apenas a quantidade a ser realizada.

É sempre bom lembrar que a avaliação física deve ser realizada por um profissional habilitado. Aqui, na Laboral Academia, o aluno é submetido a uma avaliação física global, dentro do método Global Physical Evaluation (GPE).

Faça-nos uma visita e sabia mais!