Acupuntura: em quais problemas de saúde ela pode ajudar?

A acupuntura é uma técnica medicinal de origem chinesa, que utiliza agulhas em pontos específicos do corpo para estimular reações químicas e nervosas, com o objetivo de tratar dores, doenças e desconfortos físicos e emocionais.

Em alguns tratamentos, as agulhas são substituídas por laser — geralmente usado em crianças e pessoas que têm medo de agulhas. Grãos de mostarda e pequenas esferas também podem ser usados quando a acupuntura é feita na orelha (auriculoterapia).

Muitas pesquisas testaram os efeitos da acupuntura no tratamento de diversas doenças. A Organização Mundial da Saúde reuniu em um livro os resultados de estudos clínicos que demonstraram os benefícios da técnica no cuidado de mais de 40 doenças.

No artigo de hoje, listamos algumas dessas condições de saúde que podem ser tratadas com a ajuda da acupuntura. Boa leitura!

Dores na coluna e região lombar

Ao estimular a musculatura e nervos da região das costas, a acupuntura provoca um relaxamento da área, promovendo uma melhora imediata da dor aguda e contribuindo para o ganho da correção da postura — com reflexos no longo prazo nas dores crônicas.

A técnica tem uma eficácia de 72% no alívio das dores lombares.

Dor ciática

A ciática — dor que se origina no nervo ciático, na região lombar, e se estende até as pernas — tem uma melhora de 72% dos casos tratados com acupuntura distal com agulha superficial.

Quando a técnica utilizada é a acupuntura local com agulha profunda, os resultados são ainda melhores, chegando a uma eficácia de 96% dos casos.

Infecções de pele

A acupuntura estimula a resposta anti-inflamatória do organismo, possibilitando excelentes resultados no combate a infecções de pele:

  • em 59% dos casos de acne, as lesões desapareceram após 10 dias de tratamento;
  • 53% dos casos de micose desapareceram após 3 meses de acupuntura;
  • 85% dos casos de psoríase vulgar foram curados;
  • 50% dos casos de psoríase eritroderma tiveram melhora significativa.

Doenças respiratórias

A melhora da resposta imunológica através da acupuntura é responsável pela eficácia do uso da técnica no combate e alívio das doenças respiratórias:

  • 90% dos casos de dores de garganta apresentaram melhora com as agulhas;
  • 97% das rinites alérgicas foram controladas com a técnica;
  • 93% dos casos de asma tiveram resultados antiasmáticos com o uso da acupuntura;
  • em 68% dos casos de asma houve uma melhora da ventilação pulmonar.

Doenças intestinais e estomacais

É comum que problemas emocionais, como o estresse e a ansiedade, manifestem sintomas intestinais e estomacais: dores, diarreias, náuseas, vômitos e desconfortos. Ao tratar esses pontos emotivos, a acupuntura auxilia na melhora desses sintomas.

É possível conseguir um alívio das dores estomacais, intestinais e abdominais em 98% dos casos tratados com acupuntura.

Diarreia e constipação têm melhoras significativas e 77% dos casos de hemorroidas podem ser curadas com a técnica moxa.

Enxaqueca e neuralgia

A acupuntura tem uma eficácia de 80% no tratamento da enxaqueca, reduzindo as crises e a intensidade das dores.

A técnica tem, ainda, efeito analgésico em 100% dos casos de neuralgia e neuralgia do trigêmeo.

O trigêmeo é considerado o maior nervo do crânio, com ramos que se estendem até o rosto, ligados à mandíbula, por isso, as dores intensas relacionadas a ele podem atingir tanto a face quanto a cabeça.

Obesidade

A obesidade é uma doença crônica que se relaciona, em boa parte dos casos, a outras condições de saúde mental, como ansiedade e depressão, além de ser fator de risco para outras doenças, como hipertensão e diabetes.

A acupuntura age como aliada no tratamento da obesidade, promovendo o reequilíbrio hormonal e de substâncias que trazem a sensação de bem-estar, reduzindo assim, a ansiedade que leva a pessoa a desejar comer mais.

O tratamento com acupuntura suprime o apetite em 95% dos casos de obesidade, além de atuar no alívio de dores corporais devido ao excesso de peso.

Acupuntura e tratamentos convencionais

É importante ressaltar que apesar de todos os benefícios da acupuntura, ela não substitui os tratamentos convencionais indicados por seu médico. As duas abordagens atuam em conjunto para devolver ao paciente a qualidade de vida e a saúde.

Fonte: Portal Dr. Consulta (https://blog.drconsulta.com/2017/09/acupuntura-em-quais-problemas-de-saude-ela-pode-ajudar/)