Como a fisioterapia atua no tratamento do Neuroma de Morton?
A fisioterapia é muito importante no tratamento da patologia para evitar casos mais graves
O Neuroma de Morton é uma lesão que atinge os nervos que passam entre os ossos que se unem aos dedos dos pés, conhecidos por metatarsos. Quando há uma inflamação dos nervos e da bursa, esta condição ocorre provocando dores que surgem, principalmente, ao praticar esforços que exigem o fortalecimento dos pés.
Na maioria dos casos, o Neuroma manifesta-se entre o segundo e terceiro, ou terceiro e quarto dedos do pé, em decorrência da compressão do nervo, ocasionando na dificuldade de mover os dedos facilmente. Além da carga excessiva nos metatarsos, esse tipo de lesão pode surgir pelo uso de sapatos estreitos e salto alto.
O tratamento é fundamental para evitar complicações mais graves que necessitam de cirurgia para a remoção do Neuroma. Entretanto, quando diagnosticado inicialmente, é possível tratá-lo através de intervenções fisioterapêuticas que apresentam resultados satisfatórios ao paciente.
Diagnóstico e tratamento
O fisioterapeuta é capaz de diagnosticar essa condição para aliviar e tratar os sintomas. Além disso, será necessário identificar a causa de sua dor, pois existem várias condições diferentes que também causam dor na mesma área, por exemplo, fraturas por estresse ou artrite, que requerem tratamentos diferentes do Neuroma de Morton.
Geralmente, a dor provocada pela lesão é tratada com exercícios de fortalecimento dos músculos do pé, ou medidas anti-inflamatórias e uso de eletroterapia, além de outras formas específicas para tratar a patologia.
Aqui, na Laboral Fisio, dentro do Espaço Laboral, oferecemos atendimento fisioterapêutico em diversas áreas, inclusive, para o tratamento do Neuroma de Morton. Além disso, temos convênio com a Unimed e SulAmérica. Para informações sobre agendamento e horários, entre em contato através do WhatsApp (http://bit.ly/laboral-fisioterapia).