Os principais benefícios da musculação
A prática da musculação é vista por muitos apenas como uma maneira de aumentar a massa muscular, no entanto esse tipo de atividade física possui inúmeros benefícios, sendo inclusive capaz de combater a depressão, por exemplo. Além disso, a musculação melhora o condicionamento cardiorrespiratório, aumenta a densidade óssea e garante mais disposição física. Confira algumas dicas para ganhar massa muscular.
Para que tenha o máximo de benefícios, é importante que a musculação seja praticada de forma regular e acompanhada de uma alimentação adequada. Além disso, é importante dormir bem, beber bastante água e dar algum tempo para o organismo descansar.
Os especialistas garantem que, em relação à musculação, não é preciso exagerar, o ideal é que tenha alguma continuidade. Ir à academia todos os dias durante 1 semana, treinando mais de 1 hora, e não treinar na semana seguinte, não gera tantos bons resultados como treinar 3 vezes por semana, 1 hora de cada vez, todas as semanas, por exemplo.
Os principais benefícios da musculação são:
1. Melhora a postura corporal
A prática de musculação fortalece a musculatura que sustenta a coluna, melhorando a postura e diminuindo as dores nas costas por exemplo.
2. Diminui a quantidade de gordura
Quando a musculação é praticada de forma regular, intensa e acompanhada de uma alimentação saudável, o corpo passa a queimar mais gordura e aumentar a massa muscular, acelerando o metabolismo e favorecendo o gasto calórico mesmo quando se está parado.
A perda de gordura, além de promover benefícios estéticos e aumentar a auto-estima, previne uma série de doenças, como obesidade e aterosclerose, por exemplo.
3. Tonifica os músculos
A tonificação dos músculos é uma das “consequências” visíveis da prática da musculação. A tonificação acontece devido à perda de gordura, aumento da massa muscular e fortalecimento da musculatura o que além de representar ganho de força, permite que haja o desaparecimento das celulites, por exemplo.
No entanto, para que os músculos fiquem mais durinhos, é preciso ter uma hidratação correta e alimentação balanceada. Veja o que comer para ganhar massa magra.
4. Combate problemas emocionais
Por promover a liberação da endorfina, que é o hormônio responsável pela sensação de bem-estar, a musculação pode ser uma ótima alternativa para aliviar o estresse, diminuir os sintomas de ansiedade e, até mesmo, combater a depressão. Saiba como aumentar a produção e liberação de endorfina.
5. Aumenta a densidade óssea
A musculação aumenta a densidade óssea, ou seja, torna os ossos mais resistentes, diminuindo as chances de fraturas e desenvolvimento da osteoporose, que é comum em pessoas mais idosas e mulheres na menopausa. No entanto, para que os ossos fiquem realmente fortalecidos, é preciso que a musculação seja acompanhada de uma alimentação saudável, equilibrada e composta por alimentos ricos em cálcio e vitamina D. Veja quais são os alimentos ricos em vitamina D.
6. Diminui o risco de diabetes
O risco de diabetes pode ser diminuído com a prática da musculação porque o organismo passa utilizar a glicose circulante como fonte de energia e o açúcar que se encontra em excesso no sangue passa a ser armazenado na forma de glicogênio, que é utilizado em outros processos metabólicos, por exemplo.
7. Melhora o condicionamento cardiorrespiratório
Quanto mais intensa foi a musculação, maior é o trabalho do coração, garantindo maior condicionamento cardíaco e respiratório. Assim, há regulação da pressão arterial e, consequentemente, diminuição dos riscos de doenças cardíacas, como a aterosclerose, por exemplo.
Fonte: Portal Tua Saúde (https://www.tuasaude.com/beneficios-da-musculacao/)