Acupuntura
Técnica de acupuntura pode auxiliar no tratamento de problemas físicos e emocionais
A terapia colabora com estímulos do corpo e auxilia no tratamento de várias doenças
A acupuntura é uma terapia milenar que utiliza a aplicação agulhas em pontos específicos do corpo, estimulando o organismo a melhorar seu funcionamento, liberando substâncias químicas com efeitos analgésico e anti-inflamatório, aliviando dores e sintomas de determinadas doenças.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a técnica de acupuntura é indicada para o tratamento de no mínimo 40 doenças, apresentando bons resultados. A inserção das agulhas de acupuntura estimula as terminações nervosas existentes na pele e nos outros tecidos, enviando mensagens ao cérebro, desencadeando diferentes efeitos no corpo.
O diagnóstico é feito pelo profissional após o questionamento de diferentes aspectos da vida do paciente e observações como a pulsação, a respiração, cor e aspecto da pele e da língua. Quando o problema é identificado, o paciente pode ter alguns de seus mais de mil pontos de acupuntura estimulados nas sessões.
A técnica traz diversos benefícios para a saúde, com eficácia no tratamento de doenças respiratórias como sinusite, rinite, resfriado comum, asma ou bronquite; doenças neurológicas como dores de cabeça e enxaqueca; problemas gastrointestinais como excesso de acidez no estômago, úlcera duodenal, prisão de ventre ou diarreia; problemas ortopédicos como dor ciática, lombalgia ou artrite reumatoide; distúrbios do sono, como insônia.
Além destes benefícios, a acupuntura pode também ser utilizada no tratamento de doenças e distúrbios emocionais como ansiedade, estresse ou depressão, contribuindo para que a mente permaneça relaxada durante as sessões, amenizando os níveis de estresse no paciente.
Qualquer pessoa pode fazer acupuntura, mesmo em casos onde não existem doenças ou queixas de dores físicas. A técnica também pode ser feita em crianças, sendo que nestes casos recomendada a utilização de laser. Muitas pessoas podem ter medo das agulhas, porém, a inserção da agulha no ponto correto na maioria das vezes é praticamente indolor, ou com apenas dores leves. As agulhas utilizadas são próprias para esta prática.
Massoterapia
A massagem que relaxa e pode melhorar a saúde
A técnica de massoterapia possui diversos benefícios que contribuem para melhor qualidade de vida e saúde
A massoterapia é uma terapia que engloba diversos tipos de massagem, com o objetivo de reduzir dores musculares e auxiliar no tratamento de problemas articulares. As técnicas são de origem oriental, mas foram evoluindo de acordo com no mundo ocidental com o passar dos tempos.
Com os movimentos das mãos que são exercidos pelo corpo de forma intensa, ocorrem pressões necessárias para propiciar a sensação de relaxamento, alívio de tensões e melhoras na circulação do sangue. O sedentarismo, por exemplo, potencializa os efeitos que prejudicam a saúde. Uma ótima opção para disposição e benefícios do corpo é a massoterapia.
A massagem também possui efeitos de drenagem nas vias respiratórias e previne a formação de aderências do tecido conjuntivo após cicatrizações. A massoterapia estimula os tecidos musculares que estão fracos e flácidos, e os resultados promovem a melhora integral da saúde do organismo contribuindo também para melhor qualidade de vida.
A redução da tensão muscular é uma dos grandes benefícios da massoterapia, pois a técnica afeta os músculos de todo o corpo estimulando as regiões que estão endurecidas. A tensão muscular reduz a circulação sanguínea na área afetada. A massagem aumenta a mobilidade e amplitude de movimento das articulações, ajudando a manter a elasticidade dos tecidos, acalmando o sistema nervoso, melhorando também a digestão, função intestinal e aliviando as dores agudas e crônicas.
A terapia também pode ser responsável por corrigir deficiências físicas como artroses e artrites, problemas com gordura localizada e celulites. Por isso, a massoterapia pode ser utilizada para fins estéticos, pois os movimentos realizados pelo profissional em determinadas regiões do corpo, possibilitam a redução do tecido adiposo.
A qualidade de vida é extremante importante para a saúde. Pessoas que possuem melhor qualidade de vida em relação às atividades físicas que contribuem para melhorar a saúde possuem menores chances de desenvolverem doenças. Por contribuir para o alívio de estresse, por exemplo, a massoterapia pode evitar o surgimento de doenças decorrentes destes problemas.