Sinais que apontam se o incômodo é uma lesão ou apenas dor tardia

Sim, exercício faz bem, mas, em algumas situações, o organismo pede uma pausa. Ao contrário do que você imagina, reconhecer e respeitar isso vai melhorar o seu desempenho.

Afinal, você não quer correr o risco de ter de passar muito mais tempo de molho por causa de uma doença ou de uma lesão, não é mesmo? Aprenda a diferenciar um machucado do que não justifica desmarcar com o treinador!

Dor tardia

“Quando você começa uma modalidade nova, muda a série ou reajusta a carga, seu corpo vai reagir”, diz Bruno. A dor muscular começa de 12 a 24 horas após o exercício e dura até quatro dias. “Ela indica que as fibras musculares estão se regenerando – o que é essencial para ganhar massa. E você pode continuar malhando nesse período.”

Lesão

Se quatro dias depois do treino mais puxado a sensação não melhorar, ou se o que você sente é um incômodo agudo em uma parte específica do corpo (só dói um joelho e não o outro, por exemplo), há risco de ser uma lesão. Interrompa as atividades e procure um especialista.

Fonte: Portal Boa Forma (https://boaforma.abril.com.br/fitness/sinais-que-apontam-se-o-incomodo-e-uma-lesao-ou-apenas-dor-tardia/)