Não fuja da avaliação física

Se empenhar na execução de uma atividade, melhorar sua alimentação e substituir hábitos não saudáveis é uma premissa básica para melhorar sua estética corporal. Porém, antes de iniciar a prática de qualquer exercício é necessário realizar uma avalição física para preservar sua saúde e garantir o sucesso de seu treinamento.

Começar uma atividade física sem antes procurar a orientação de um educador físico é um risco que pode ter sérias consequências. Além disso, a avaliação física é fundamental não apenas para evitar danos à saúde, ela também influência no seu programa de exercícios. Por meio dela, é possível identificar detalhes particulares que precisam de cuidados especiais. Inclusive, não só a primeira avaliação física é importante como também é primordial fazer uma reavaliação para ajustar seu treino conforme a melhora do seu desempenho.

IMG_0514aNós listamos abaixo alguns motivos pelos quais você não deve deixar de fazer a sua avaliação física, confira:

1 – Elaborar um programa de treinamento personalizado

As informações obtidas na avaliação sobre sua atual condição de saúde e física são indispensáveis na hora de criar o melhor plano de treino. Ao começar o exercício, você terá a carga de força e frequência ideais para o seu corpo, de maneira que seus objetivos serão alcançados mais rapidamente e de forma correta

2 – Identificar fatores de riscos e características individuais

Durante a avaliação física, o profissional vai reunir informações sobre lesões anteriores, desvios posturais expressivos, seu histórico de doenças e da sua família. Conhecer os fatores de risco, bem como, os seus pontos fortes e fracos, é de extrema importância para a preparação do treino mais adequado para você.

Estes dados serão coletados de acordo com as seguintes variáveis:

  • Anamnese: histórico de saúde, ambiente e hábitos de vida;
  • Estrutura Corporal: massa e altura; perímetros, dobras cutâneas e avaliação postural;
  • Função da estrutura corporal: identificação das fragilidades corporais, mobilidades e estabilidades;
  • Função Cardiorrespiratória: determinação do consumo máximo de oxigênio, intensidade do treinamento, frequência cardíaca em repouso e no esforço, pressão arterial em repouso e no esforço e limite anaeróbio (opcional).

3 – Acompanhar a evolução nos treinos

Fazer uma nova avaliação física é imprescindível para monitorar a sua evolução no treinamento, comparando os resultados anteriores com os novos será possível determinar a necessidade de mudança do programa de exercícios ou manutenção, alterando apenas intensidade e frequência. Junto a isso, serão determinadas as novas metas a serem alcançadas.

Por fim, a avalição física não é apenas um protocolo para iniciar os seus treinos, pelo contrário, é um importante processo no treinamento esportivo que contribui com o alcance de seus objetivos de forma saudável. Aqui, na Laboral Academia, a avaliação é realizada através do método GPE (Global Physical Evaluation), saiba mais aqui.

Na Clínica Laboral você conta com a orientação de uma equipe treinada pela Metodologia TGI, sendo um deles, o educador físico Fabrício Paini.

FABRÍCIO