Entenda a suplementação alimentar a base de Whey
Seguramente um dos suplementos alimentares mais prescritos e utilizados em anos recentes no nosso meio é a proteína do soro do leite, ou whey protein, que se tornou famoso entre os praticantes de atividade física, principalmente aqueles que treinam força e resistência muscular.
Centenas de pesquisas comprovam a eficácia deste produto, constituído por peptídeos (agrupamentos de aminoácidos) que formam esta proteína, responsável pela ajuda na alimentação de recém-nascidos gravemente desnutridos, no processo de crescimento de fibras musculares, na recuperação pós-treino e também na alimentação durante o período pós-operatório.
Apesar de não ser um produto barato, as apresentações dos produtos a base de whey protein são muito diversas por conta das características do processo de filtragem a que são submetidas. Durante este processo, que acontece em tubulações específicas, contínuas e automáticas, como em linhas de montagem de uma indústria, a matéria-prima passa por membranas de cerâmica com microporos ou nanoporos, e dependendo do número de vezes que passam por estas membranas, é possível classificar o porcentual de concentração da proteína, característica que determina também seu preço final.
A concentração mínima da proteína do soro do leite deve ser de 80%, índice conhecido como WPC ou Whey Protein Concentrate. A partir desta concentração índices maiores podem ser obtidos, com um incremento do número de vezes que a matéria-prima passa pelas membranas de filtragem. Ou ainda se submetido a outros processos que para um grau de pureza maior, como a hidrólise, a microfiltragem e a troca iônica.
Obviamente que estes processos influenciam no preço final do produto, porém a partir de um grau de concentração de 80%, que caracteriza os produtos a base de whey protein concentrada, o atleta tem a segurança de usar um produto vai lhe auxiliar na recuperação pós-treino, construção de tecido muscular e na capacidade de se apresentar em ótima condição física com segurança.
É importante ressaltar que nenhum suplemento substitui a alimentação balanceada e a necessidade do corpo humano em receber alimentos dos vários grupos alimentares que compõem uma dieta equilibrada. O nome já diz tudo: suplementação alimentar.
Fonte: Web Run
Na Clínica Laboral você conta com a orientação da profissional Luciane Vieira, especialista em nutrição esportiva (CRN3 SP 23199).