Drenagem linfática no pré-operatório
A drenagem linfática proporciona desinchaço e eliminação de líquidos no corpo. No pré-operatório é utilizada para que o corpo possa se recuperar de uma cirurgia com maior facilidade.
No pós-operatório, a drenagem é comumente utilizada para a redução de líquidos e edemas, mas saiba que a drenagem também pode ser uma técnica utilizada para tratar o corpo para antes da operação.
Os profissionais que mais recomendam esta técnica são aqueles especializados em cirurgia plástica, pois reconhecem o quanto seus clientes têm reagido bem ao método.
Os efeitos da drenagem linfática se concentram na regeneração rápida da pele, eliminação de toxinas e aceleração do processo realizado pelo sistema imunológico, favorecendo uma ótima recuperação.
Veremos neste artigo como funciona a drenagem linfática no pré-operatório e quais os seus benefícios.
BENEFÍCIOS DA DRENAGEM LINFÁTICA NO PRÉ-OPERATÓRIO
A drenagem linfática aplicada no pré-operatório possui os seguintes benefícios para a saúde do seu corpo:
- Melhora da circulação sanguínea e sistema linfático.
- Melhora da pele na absorção de produtos essenciais aplicados na pele momentos antes da intervenção cirúrgica.
- Relaxamento físico.
- Alívio da tensão pré operatória.
- Prevenção de possíveis complicações como, fibroses e seromas.
COMO A DRENAGEM LINFÁTICA ATUA NA CICATRIZAÇÃO DA PELE
As fibroses ocorrem, por conta do ataque de bactérias que reagem no momento da cicatrização do corte cirúrgico, causando infecções e imperfeições na pele.
O sistema linfático é responsável por favorecer que os glóbulos brancos possam reagir com maior eficiência e rapidez sobre as bactérias que causam as infecções nos cortes cirúrgicos e prejudicam a sua cicatrização.
A drenagem linfática atua na aceleração e desempenho dos linfonodos que compõem o sistema linfático, favorecendo a cicatrização da pele e a sua rápida recuperação.
COMO SE APLICA A DRENAGEM LINFÁTICA
Nosso sistema linfático possui uma rede de gânglios que se localizam em determinadas áreas do corpo, como na região do pescoço, axilas, virilhas, e região atrás dos joelhos. Estes gânglios podem ser acionados para que aumentem a sua capacidade de desenvoltura através de toques suaves e massagens aplicadas por um especialista.
Mulheres grávidas, crianças ou idosos, devem procurar um profissional qualificado antes de aplicar a drenagem linfática no pré-operatório, além de, assegurarem-se do consentimento de seu médico.
Fonte: Dicas de Massagem