Como funcionam os exercícios do treinamento funcional?
O treinamento funcional já se tornou uma tendência no mundo fitness. Os exercícios consistem em utilizar os movimentos, mobilidade, estabilidade articular, força e resistência muscular para melhor qualidade de vida diária e proporcionar condições físicas do corpo sem a necessidade de maiores sacrifícios.
Diferente do treinamento convencional que trabalha o músculo isoladamente, o treinamento funcional trabalha o movimento em todo o conjunto de músculos ao mesmo tempo. Os resultados apresentam um corpo forte, equilibrado e resistente.
Os exercícios estimulam toda a coordenação motora, melhorando a postura, força, velocidade na realização de outras atividades físicas, além de prevenir lesões e melhorar a performance para atletas que praticam esportes. O treinamento é capaz de colaborar com o desempenho diário em atividades do dia a dia, aumentando a disposição e capacidade de realizar tarefas sem fadiga muscular.
Comparado à outros exercícios físicos que necessitam de vários equipamentos de academia, muitas vezes caros, necessitando de manutenção e verificação, o treinamento funcional consiste na utilização de pesos livres, pranchas, elásticos, fitas de suspensão e escadas, além do próprio peso corporal.
Qualquer pessoa pode praticar o treinamento funcional, sem restrição de idade, porém, antes de iniciar os exercícios é importante que o praticante seja avaliado por um profissional da área de saúde, como médico, educador físico ou fisioterapia para assim estar apto à praticar os exercícios físicos. Os treinos são elaborados conforme as individualidades biológicas de cada um, portanto, o acompanhamento profissional é imprescindível para bons resultados.
Na Clínica Laboral você conta com a orientação de uma equipe treinada pela Metodologia TGI, sendo um deles, o educador físico Fabrício Paini.