COMO ESCOLHER UM WHEY PROTEIN?

O Whey Protein é o suplemento mais comercializado no mundo, utilizado para ingestão de grandes quantidades de proteínas. Dentre as diversas opções, a escolha do melhor Whey, com a qualidade e as características que seu corpo e seus objetivos exigem, requer atenção a determinadas informações que normalmente passam despercebidas.
Uma característica comum deste tipo de produto é a sua rápida absorção pelo corpo, atributo que facilita muito a entrega de nutrientes necessários para o crescimento do músculo.
Alimentos sólidos demoram várias horas para serem digeridos pelo corpo, já o suplemento fica disponível em menos de 50 minutos, benefício que pode ser utilizado a seu favor, principalmente se for aliado ao treinamento físico.

Tipos de whey encontrados no mercado

Whey Protein Concentrado:
No Whey concentrado, a proteína que é extraída do leite passa por diversas filtragens, mas a lactose e a gordura são preservadas. Neste processo, a estrutura da proteína é mantida, fazendo com que a digestão seja um pouco mais lenta que as outras opções. É importante considerar a facilidade do seu organismo para digerir esse tipo de alimento que não é das maiores.

musculacao-turbinada

Whey Protein Isolado:
O processo de fabricação do Whey Isolado é recheado de proteínas e não conta com quase nada de gorduras e lactoses em sua composição. Por isso, o suplemento conta com, no mínimo, 90% de proteínas em sua fórmula. Porção muito maior do que no concentrado. Por ter quantidades insignificantes de gordura e carboidratos, ele tem uma absorção muito mais rápida que o concentrado.
O Whey Isolado também pode ser uma ótima opção para o pós-treino, auxiliando a regeneração muscular e evitando o catabolismo.

Whey Protein Hidrolisado:
Essa é a versão com a maior concentração de proteínas, atingindo a taxa de até 99%. A sua produção é mais elaborada que as outras duas opções, nela as proteínas são pré-digeridas. Essa é uma maneira de fazer com que a digestão e absorção sejam ainda mais rápidas e demandem menos energia do organismo.
A hidrolisada também pode se revelar uma boa opção para quem tem intolerância à lactose ou aos demais componentes do leite.

Na hora de escolher o Whey, é muito importante levar em conta diversos critérios. O ideal é procurar a ajuda de um nutricionista que pode considerar qual a quantidade e o tipo ideal para o seu biótipo.

 

Dra. Luciane Vieria
Nutrição Esportiva
CRN3 SP 23119