O uso da cafeína
A cafeína vem sendo consumida com grande frequência antes da prática esportiva, com o objetivo de protelar a fadiga e consequentemente aprimorar o desempenho físico. Os efeitos da cafeína podem variar de pessoa pra pessoa, oscilando de acordo com o peso e a regularidade que é consumida.
Sua ação no organismo atinge o pico entre 15 a 120 minutos após a ingestão, podendo causar tolerância, ou seja, progressivamente, maiores doses de cafeína deverão ser ingeridas para que se possa atingir o mesmo efeito. O efeito ergogênico da cafeína tem sido demostrado com doses entre 100 – 420mg. Essa quantidade já é capaz de promover uma ação no metabolismo das gorduras, mobilizando o tecido adiposo dentro da célula e poupando a glicose circulante, assim utiliza a gordura armazenada como fonte de energia.
Vale ressaltar que a cafeína se consumida em excesso, pode causar desconforto no usuário, contribuindo para o aparecimento de efeitos colaterais como, tremores, nervosismo, agitação, ansiedade, insônia e desidratação, colocando em risco sua integridade física e de saúde.
Luciane Vieira, nutricionista da Clínica Laboral.