Pais devem ter atenção ao peso da mochila dos filhos
O excesso de peso pode causar sérios problemas na coluna das crianças e adolescentes
Com o retorno às aulas, as crianças e adolescentes voltam cheias de novidades para a escola. São histórias de como foram as férias, expectativa se tem um novo colega, a ansiedade de rever os amigos e juntar todo o material para guardar dentro da mochila.
Existem vários tipos e modelos de mochila e os de rodinha, em que a criança puxa como um carrinho, alivia o peso que os estudantes carregam nas costas quando usam este tipo de mochila. É neste ponto que os pais devem redobrar a atenção com o peso dos objetos, que podem sobrecarregar as costas gerando muita pressão na coluna.
Muito peso = problemas posturais
Entre os problemas posturais que o excesso de peso das mochilas pode causar estão a escoliose, em que a coluna fica parecendo um “S”, a hipercifose, caracterizada por uma curva acentuada na coluna torácica e a hiperlordose, quando o ângulo da curvatura da região lombar é aumentado.
Além da coluna, outras partes do corpo ficam comprometidas com a má postura, como dores no joelho, no ombro, no pescoço e nos quadris.
Dicas de usar a mochila corretamente
1 – O peso da mochila não pode ultrapassar 10% do peso da criança e adolescente;
2 – Itens mais pesados, como livros, devem ficar mais próximos às costas. Objetos mais leves devem ficar nos bolsos externos;
3 – A criança e o adolescente devem usar a mochila com as duas alças, para equilibrar o peso na coluna e ombros. Dê preferência para mochilas com alças largas, que são mais confortáveis;
4 – Se possível, prefira as mochilas de rodinha e oriente o seu filho para alternar os braços, para não sobrecarregar o peso entre os braços.