O que é Osteopatia?
As lesões músculo-esqueléticas podem prejudicar a vida de uma pessoa sem que ela perceba. Isso pode acontecer justamente porque as exigências de cada dia faz com que percamos a atenção em nossa saúde física e fiquemos mais concentrados nas tarefas que nos são cobradas diariamente.
A Osteopatia é uma espécie de cura manual. Ela atua para identificar locais de pouco movimento e hipomobilidade, reduzindo os efeitos de um problema que pode afetar toda a estrutura corporal. Sendo assim, ela age de forma preventiva contra uma futura lesão que possa restringir os movimentos do paciente. O idealizador dessa ciência terapêutica é o Andrew T. Still.
A detecção das lesões é feita através de testes ortopédicos, palpatórios e específicos. Como em muitos casos o local da dor não é a origem do problema, o profissional realiza um tratamento pelo corpo inteiro.
Algumas das doenças profissionais que a Osteopatia aborda:
Dores no corpo (lombar, pescoço, ombro);
Rigidez nas articulações, especialmente em braços e pernas;
Inchaços nas extremidades dos membros;
Dores de cabeça;
Perda do sono;
Distúrbio digestivo;
Fadiga mental
Os estímulos realizados pela osteopatia faz com que o corpo desenvolva os movimentos naturais do corpo, ficando mais resistente contra doenças físicas que são ocasionadas no ambiente de trabalho.
Fonte: Central da Fisioterapia (http://www.centraldafisioterapia.com.br/dicas-de-saude/o-que-e-osteopatia(