A falta de atividade física pode levar a sérios problemas de saúde

Um comportamento sedentário não combina com qualidade de vida e bem estar

O sedentarismo é um problema de saúde pública, considerado por alguns profissionais da saúde, como o mal do século. A condição é caracterizada pela falta ou diminuição de uma atividade física regular, embora não esteja necessariamente associado à falta da prática esportiva. Uma pessoa que caminha regularmente até o trabalho ou realiza funções profissionais que requerem esforço físico podem já estar se exercitando o necessário para manter a saúde em dia.

O comportamento está diretamente relacionado com os hábitos da vida moderna. Carros, controles, elevadores, escadas rolantes, em suma, a tecnologia de um modo geral, facilita o cotidiano, porém simultaneamente deixa as pessoas inativas. O homem moderno, em sua maioria, faz pouco ou nenhum esforço físico para realizar suas tarefas.

O sedentarismo, quando aliado a dietas hipercalóricas e hábitos não saudáveis, torna-se a principal causa do aumento da incidência de doenças já conhecidas pela população. Um indivíduo sedentário tem maior propensão de apresentar doenças como hipertensão arterial, diabetes, ansiedade, obesidade, aumento do colesterol e infarto do miocárdio.

Além disso, se alguma parte do corpo deixa de ser utilizada, acaba sofrendo atrofia. Sendo assim, as estruturas e funções orgânicas do sedentário sofrem regressão, deixando-o mais suscetível a certos males como, a perda de flexibilidade articular, o comprometimento de vários órgãos e a atrofia muscular, o que dificulta a realização de tarefas simples do dia a dia.

Por fim, o sedentarismo pode também acelerar o envelhecimento. Portanto, se você é daqueles que não sai do sofá, é hora de começar a se mexer. Procure a orientação de um educador físico para adequar corretamente as suas necessidades com a prática de exercício.

Aqui, na Laboral Academia, para iniciar a prática de exercícios, o aluno faz uma avaliação física pelo método Global Physical Evaluation (GPE) que fornece dados reais de sua condição corporal como um todo, possibilitando a composição de um programa de exercícios personalizado conforme suas características individuais e seus objetivos.

A academia oferece também o TGI (Treinamento Global Individualizado), uma mescla de diversos tipos de treinamento, sendo ele resistido (aparelhagem convencional) ou funcional. Esta metodologia é mais dinâmica e, por isso, vem conquistando diversos adeptos.

Experimente se mexer você também e venha conhecer mais sobre o nosso trabalho!