10 mitos e verdades sobre o treinamento funcional
A prática regular de atividades físicas é um dos itens fundamentais para quem quer ter mais qualidade de vida. Entretanto, escolher em qual ambiente essas atividades físicas serão praticadas e quais os tipos de exercícios que serão realizados é igualmente importante para que você possa traçar as suas metas e organizar os treinos de forma a alcançar seus objetivos.
Para quem opta por uma academia ao ar livre, uma das alternativas é o chamado treino funcional. Os treinos funcionais são aqueles realizados com movimentos naturais do corpo, sem o auxílio de pesos extras, como ocorre na musculação. Assim, correr, abaixar, pular e empurrar, por exemplo, fazem parte do treino.
Como complementos, nos treinos funcionais você pode usar itens como elásticos, cordas, bolas e hastes. A ideia é focar no aumento da massa muscular, mas sim aprimorar o condicionamento físico e aumentar a força e a resistência do corpo. Conheça alguns mitos e verdades deste treinamento que tem ganhado cada vez mais adeptos:
1) No treino funcional você trabalha uma maior quantidade de músculos
Verdade. Na musculação tradicional realizada dentro da academia, os pesos fazem com que cada exercício trabalhe com os grupos musculares de forma isolada. Já nos treinos funcionais, praticamente em todos os movimentos você sempre vai exercitar mais de um grupo de músculos, o que torna os exercícios mais completos, proporcionando um condicionamento físico mais abrangente.
2) O treinamento é sempre individualizado
Verdade. Para que um treinamento seja considerado funcional ele precisa, de alguma forma, se adaptar à sua rotina. Alguns têm mais facilidade para fazer certos exercícios do que outros e nem todos buscam os mesmos resultados. O ideal é que cada treino seja construído de forma individual, focando nos grupos musculares em que você deseja aprimorar o seu condicionamento.
3) É possível fazer treinos funcionais com foco na força
Verdade. Há um mito de que os treinos funcionais não são indicados para aqueles que querem aumentar a força física. Isso não é verdade. É totalmente viável desenvolver um treino pensado para uma academia ao ar livre visando o ganho de força muscular, inclusive permitindo o aumento de massa magra. A disciplina e a rotina dos treinamentos vão trazer bons resultados para você.
4) Treino sem dieta combinada não resolve
Depende. A resposta nesse caso varia de acordo com os seus objetivos em um treino funcional. Se a proposta é apenas conseguir um melhor condicionamento físico, exercitando a sua musculatura para evitar os perigos do sedentarismo, então mesmo que você não tenha uma dieta adequada para o treino é bem provável que você atinja seus objetivos. Por outro lado, aqueles que querem ir além, aí sim, vão precisar manter o foco na dieta também.
5 ) Não existem restrições para treinos funcionais
Mentira. Assim como qualquer outro tipo de treinamento, existem sim restrições para os treinamentos funcionais. Antes de começar as suas atividades físicas, por exemplo, é extremamente recomendável que você faça uma avaliação com um médico, que vai indicar se você está apto ao não para prática de exercícios. Depois, é preciso estar ciente dos limites do seu corpo e a rotina de treinos não deve forçar algo que você não está preparado para enfrentar.
6) A escolha do local influencia nos resultados?
Verdade e mentira. Não é a quantidade de equipamentos disponíveis que faz a diferença. De nada adianta você pagar para ir em uma academia supercompleta, mas que esteja localizada longe da sua casa. As chances de você faltar em dias frios, por exemplo, são grandes. Aqui, a melhor decisão é sempre escolher um local que seja próximo à sua residência e onde você possa ir a pé. As academias ao ar livre são ótimas alternativas justamente por conta de serem gratuitas e próximas.
7) Contato com a natureza faz diferença
Verdade. Uma das grandes vantagens de quem opta por treinos funcionais em uma academia ao ar livre é o fato de que a todo momento há contato direto com a natureza. Fazer seus exercícios respirando ar puro, em meio às arvores e áreas verdes certamente o deixará mais motivado do que se você estiver fechado em um ambiente com ar condicionado ou ventiladores. Para quem é adepto de corridas, há ainda a possibilidade de sempre variar o cenário, o que evita que seus treinos caiam em monotonia.
8) O treinamento funcional é ideal para quem quer sair do sedentarismo
Verdade. Como você pôde perceber, há muito que pode ser feito para a sua saúde apenas tendo como base os chamados treinamentos funcionais. Para quem busca apenas uma atividade física como forma de fugir do sedentarismo, eles são a escolha perfeita. Atletas que costumam se condicionar com outras atividades físicas, como por exemplo a corrida, também podem lançar mão dos treinos funcionais como ferramenta complementar.
9) Os treinos não aumentam a força física
Depende. Aqueles que estão em busca de treinos de força também podem seguir estratégias de treinos funcionais em academias ao ar livre como forma de alcançar os seus objetivos. Dependendo do grau de intensidade que se almeja, eles podem ser suficientes para aumento da força física. Nesse caso, porém, a dieta alimentar deve ser um complemento importante para que os resultados sejam ainda melhores.
10) É ideal começar a praticar os exercícios numa academia
Depende. Vale lembrar que o conforto na prática de exercícios é sempre um fator motivacional decisivo para quem está começando. Portanto, antes de investir seu dinheiro em uma academia, inicie seu treinamento e seu condicionamento físico em uma academia ao ar livre. Além de o custo ser zero, você começa a pegar o jeito de como usar alguns equipamentos e ainda aproveita o contato com a natureza.
Fonte: Portal Equilibre-se: (https://equilibrese.catracalivre.com.br/geral/movimente-se/indicacao/10-mitos-e-verdades-sobre-o-treinamento-funcional/)