VOLTA AOS TREINOS APÓS A LESÃO MUSCULAR
Os corredores fazem de tudo para fugir, mas, invariavelmente, sofrem com alguma lesão muscular. Após o tratamento indicado pelo médico, alguns cuidados devem ser seguidos antes do retorno aos treinos.
“Para voltar plenamente e no mesmo nível de antes da lesão, o atleta deve fazer um trabalho específico de reforço e alongamento muscular”, garante Moisés Cohen, professor titular e chefe do departamento de ortopedia e traumatologia da Unifesp, presidente da Sociedade Mundial de Artroscopia, Cirurgia do Joelho e Trauma Desportivo (ISAKOS) e diretor do Instituto Cohen de Ortopedia, Reabilitação e Medicina do Esporte.
Segundo o médico, é importante que o reinício seja realizado acompanhado de uma equipe de fisioterapia. “Além disso, o retorno deve ser de forma gradual para não provocar uma nova lesão.” Apressar o retorno pode trazer riscos para o corredor, como uma reincidência das dores e até mesmo um novo dano em outra região. Ou seja: levaria ainda mais tempo para que o esportista estivesse 100%.
A regularidade dos trabalhos de alongamento e fortalecimento muscular também é fundamental – inclusive após a recuperação. “Vai ajudar o atleta a desenvolver novamente a atividade da corrida de forma segura, com menor risco de lesão, bem como auxiliaria no ganho de performance”, comenta. Para o especialista, esta é a melhor maneira de prevenção desse tipo de problema. O acompanhamento de um educador físico dá mais segurança, já que os exercícios estariam sendo realizados da maneira correta e com a carga adequada.
As principais lesões musculares entre os corredores acontecem nos membros inferiores, principalmente na região posterior da coxa e panturrilha, de acordo com Cohen. “Se após o tratamento e retorno o atleta sentir qualquer dor no local da lesão, é importante que pare imediatamente a atividade e retorne ao médico para uma reavaliação.”
Fonte: Sua Corrida