QUEM TEM VARIZES PODE CORRER?

Sabe aqueles vasinhos que aparecem nas pernas e mexem com a nossa autoestima? Uma boa notícia: eles não apenas podem evitados com hábitos saudáveis como não impedem a prática de corrida. Saiba mais sobre o assunto.

O que são varizes?

São veias demasiadamente dilatadas com superfícies anormais. E, infelizmente, aparecem mais nas mulheres. A razão? “Os hormônios femininos reduzem a força das paredes das veias. Assim, o sangue fica acumulado, deixando-as dilatadas”, explica a dermatologista Juliana Carnevale, do Rio de Janeiro. Além disso, há outros fatores que propiciam o aparecimento do problema: ficar muito em pé, levar uma vida sedentária, fumar e ter hereditariedade para o incômodo.

Sintomas

Mesmo não aparentes, as varizes podem dar sinais de que estão na área. “Há a sensação de queimação, cansaço, pernas pesadas, ardência e inchaço, principalmente ao redor dos tornozelos”, aponta Juliana. Para melhorar esses desconfortos, principalmente o inchaço, o indicado é, no fim do dia, elevar as pernas por 30 minutos – assim, a circulação flui melhor.

Varizes x corrida

Muita gente fala por aí que fazer esporte pode piorar as varizes. Será que é verdade? “As mulheres que adoram correr devem ficar tranquilas, pois a atividade até previne o aparecimento do problema’”, ressalta Juliana. Isso porque, ao praticar uma atividade física, o sangue passa a ser bombeado mais rapidamente, circulando facilmente pelo organismo (o que reduz o risco de ficar acumulado nas veias). Porém, se você apresenta varizes em estágio mais avançado, a corrida pode realmente piorar a dor e o inchaço. “Nesse caso, o melhor é optar pela caminhada”, aconselha a especialista.

Fonte: Sua Corrida