A importância da Psicoterapia

A psicologia é a ciência da subjetividade humana. O comportamento, o pensamento, as emoções, a história e a sociedade são importantes para compreender e interferir de forma positiva e produtiva em qualquer descompasso subjetivo.

É aceita na comunidade científica atual a afirmação de que mais de 80% das doenças físicas tem origem psicológica. Por isso, é fundamental desenvolver cuidados específicos com a Saúde mental.

Manter uma rotina equilibrada dormindo bem, se alimentando de forma saudável, praticando atividades físicas regulares e consultando sempre um médico pode ajudar no equilíbrio emocional, mas oito em cada dez pessoas, crianças, jovens e adultos apresentam sintomas de desequilíbrio psicológico.

Estamos vendo aumentar assustadoramente a cada dia a quantidade de diagnósticos psiquiátricos e a medicalização precoce.

Fazer psicoterapia transforma vidas. Entrar em um processo psicoterápico pode ajudar você a redescobrir sua própria história, você pode aprender ou reaprender a gostar si mesmo e dos outros, a lidar com dificuldades e frustrações cada vez mais cotidianas.

A psicoterapia é indicada sempre que estamos sofrendo, mas também pode ser preventiva e evitar o sofrimento quando aprendemos a lidar melhor com nosso modo de ser no mundo, de atuar neste mundo.

Texto escrito por Alessandra Scapin, Psicóloga, graduada e licenciada; Mestra em Educação, pelo núcleo de Filosofias da Educação, na UNIMEP – Universidade Metodista de Piracicaba. Psicoterapeuta, Psicopedagoga e Terapeuta de casais. Avaliações escolares e laudos para cirurgia bariátrica e planejamento familiar.