A diferença entre os tipos de açúcar
Embora o açúcar branco e refinado seja o mais comum nas prateleiras do mercado e casa dos brasileiros, não é o único. Outras variedades de adoçantes naturais podem ser obtidas através de diferentes tipos de colheita e industrialização ou de outras matérias primas, como frutas e milho.
Conhecido como um ingrediente perigoso, o açúcar de fato deve ser ingerido com moderação, já que o uso desregrado por provocar a obesidade e desenvolver a diabetes. Para escolher o melhor tipo de açúcar, confira o que é o orgânico, mascavo, demerara, light e frutose.
Orgânico
Muito parecido com o mascavo, o açúcar orgânico não utiliza produtos agrotóxicos em seu plantio e cultivo e nem componentes químicos artificiais no processo de industrialização. Além disso, o açúcar orgânico não é refinado, o que lhe confere grãos mais grossos e cor mais escura.
Portanto, seus benefícios estão relacionados à ausência de aditivos químicos e preservação dos sais minerais e não aos valores calóricos.
Mascavo
De cor caramela e com sabor parecido com o da rapadura, o açúcar mascavo é extraído da cana-de-açúcar e o que lhe confere características diferentes do refinado é a diferença no processo de industrialização, já que é obtido no cozimento e, portanto, não passa pelo processo de refinamento, ação que conserva seus valores nutricionais.
Embora sua diferença calórica não seja considerável, o ingrediente é considerado uma das versões mais saudáveis dos tipos de açúcares.
Demerara
Conhecido por ser uma das formas mais caras dos açúcares extraídos da cana, o demerara é muito utilizado na receita de doces sofisticados. De sabor mais ameno que o mascavo, o ingredientes passa pelo processo de purificação e refinamento, porém, não leva aditivos químicos e, portanto, mantem os teores minerais da cana-de-açúcar.
Light
A versão mais indicada para aquelas que estão querendo emagrecer com dietas naturais, o açúcar light é a mistura de açúcar refinado com adoçantes artificiais, como o aspartame, que adoça quatro vezes mais que as versões naturais.
Portanto, embora não seja isento de gorduras e calorias, o açúcar light adoça mais e é utilizado em menor quantidade, ação que resulta em ingestão de menos calorias.
Frutose
A frutose também é um tipo de adoçante natural, mas que, porém, é extraído de frutas ou do milho. De sabor muito mais doce, o ingrediente é carrega menores valores nutricionais e é utilizado na produção de doces industrializados.
Além do milho e das frutas, a mandioca e a beterraba também servem de matéria prima para a extração do açúcar ou adoçante natural.
Fonte: VIX
Na Clínica Laboral você conta com a orientação da profissional Luciane Vieira, especialista em nutrição esportiva (CRN3 SP 23199).