Por que a fisioterapia é importante no tratamento do torcicolo?

Os exercícios que proporcionam o relaxamento dos músculos são fundamentais para tratar essa condição

O torcicolo é caracterizado por uma contração involuntária dos músculos da região do pescoço. Essa contração, além de causar dores, pode comprometer toda a mobilidade da cabeça e do pescoço, que tendem a ficar inclinados para um lado. Estima-se que 55% da população brasileira já teve ou terá dor na região do pescoço.

Embora essa condição não tenha uma causa única, geralmente, ocorre por má postura ou algum movimento brusco após traumatismo na coluna cervical ou nos músculos do pescoço. O torcicolo também pode estar associado a infecções na área da cabeça, como hipertireoidismo, infecções do sistema nervoso e até tumores no pescoço. Apesar de acometer pessoas de todas as idades e gêneros, a faixa dos 30 aos 60 anos apresenta os principais diagnósticos desta condição, principalmente nas mulheres.

Alguns sintomas são característicos do torcicolo, entre eles: limitação do movimento da cabeça, tremor na região, dor de cabeça, inchaço nos músculos do pescoço, ombro mais alto de um lado do corpo, dores e rigidez dos músculos do pescoço. Para diagnosticar precisamente este problema, é necessário realizar exames de imagem.

Tratamento fisioterapêutico

A Fisioterapia é uma aliada no tratamento do torcicolo, pois ela é responsável por uma série de exercícios com efeito nos músculos, fazendo com que eles sejam relaxados e fortalecidos. Atividades como alongamento, massagens na região e descompressão de raízes nervosas são realizadas e proporcionam devolver o movimento de todo o pescoço.

O diagnóstico precoce é importante para que o tratamento seja iniciado rapidamente, visando aliviar os sintomas que podem comprometer o dia a dia do paciente.

Aqui, no Espaço Laboral, na Laboral Fisio, você pode contar com a orientação de fisioterapeutas capacitados. Para informações, entre em contato através do WhatsApp (https://bit.ly/laboral-fisioterapia).