O que é a Hipnoterapia? Qual é a sua utilidade?

O termo Hipnose vem do grego “Hipnos” – Deus grego do Sono. Trata-se de uma técnica terapêutica milenar utilizada em benefício da saúde. A sua utilização foi amplamente reconhecida pelos mais prestigiados psicoterapeutas e psicanalistas, entre eles o Dr. Sigmund Freud, médico neurologista e o considerado pai da psicanálise.

O grande impulsionador da utilização clínica foi Dr. Milton Erickson, criador da Hipnoterapia Moderna e criador de muitas das técnicas ainda hoje apresentadas. Apresentou relatos impressionantes de sucesso em pacientes com as mais diversas patologias, tratando cada paciente como o ser individual que é. Nas últimas duas décadas, sobretudo, temos vindo a assistir à valorização do seu enorme potencial na resolução de inúmeras problemáticas do foro psicológico, emocional e físico e por isso tendo sido reintroduzida como disciplina científica. Os inúmeros estudos efectuados comprovam a sua eficácia.

O estado de hipnose é um estado alterado de consciência onde há uma focalização da atenção e da concentração. É um estado natural, muitas vezes experimentado no nosso dia-a-dia. Reflicta: quantas vezes demos por nós tão focados numa leitura ou a ver televisão que não reparamos nem ouvimos o que nos rodeia? E quantas vezes conduzimos o carro em “piloto automático” até ao nosso local de trabalho ou até casa? Surpreenda-se: o que acontece nessas situações é hipnose!

Usada clinicamente, a hipnose é induzida através de sugestões, de um convite tranquilo a fechar os olhos, a relaxar o corpo, a acalmar a mente, a mudar o foco de atenção do exterior para o interior.

Em hipnose, a mente está totalmente “acordada” e focada nos pensamentos (por vezes, bem mais alerta do que o normal do dia-a-dia) e há total controlo do que diz e do que faz.

A hipnose permite-nos, assim, ter acesso à nossa mente inconsciente, para que possamos ir buscar experiencias guardadas e/ou por vezes quase esquecidas, para termos acesso à nossa sabedoria interior, desbloqueando recursos internos. O processo terapêutico realizado em estado de hipnose permite ao paciente alcançar mudanças positivas para a sua vida de uma forma eficaz, tranquila e duradoura.

Em hipnose, a pessoa não adormece e recorda-se de tudo o que for importante ser relembrado, tal como acontece nas conversas que temos no nosso dia-a-dia.

Assim, as pessoas não são tratadas com hipnose, mas em estado de hipnose.

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DE RECORRER À HIPNOTERAPIA?

  • O custo do tratamento é acessível, sobretudo quando comparado com tratamentos convencionais;
  • Rapidez na obtenção prática de resultados;
  • Cada processo terapêutico é único, adaptado especificamente a cada pessoa e cada situação;
  • Frequentemente, permite a solução de outras situações psicológicas;
  • Sem recurso a medicamentos e sem reacções adversas ou efeitos colaterais; ainda que possa também ser associado ao tratamento medicamentoso.

Fonte: Gabinete de saúde (http://www.gabinetedesaude.pt/o-que-e-a-hipnoterapia-e-qual-e-a-sua-utilidade/)