Endometriose: Como a fisioterapia pode te ajudar?

Endometriose é uma doença caracterizada pela presença de endométrio fora do útero. Normalmente, o endométrio é a camada que reveste internamente a cavidade uterina e é renovado mensalmente por meio da descamação durante o fluxo menstrual. Em algumas situações, este tecido, ao invés de ser eliminado volta pelas trompas e alcança a cavidade pélvica e abdominal, gerando a endometriose.

A doença pode acometer também os ovários, as tubas e outros órgãos como o intestino e a bexiga. As células do endométrio, na pelve, vão funcionar de forma semelhante as que estão revestindo o útero, isso quer dizer que irão “menstruar” também e, é essa menstruação no lugar errado que é responsável por grande parte dos sintomas da doença.

No Brasil, são cerca de seis milhões de mulheres sofrendo com a endometriose, sendo que 53% desconhecem a doença.

endometriose-sintomas

Sintomas

Os principais sintomas da endometriose são dor e infertilidade. Aproximadamente 20% das mulheres têm apenas dor, 60% têm dor e infertilidade, e 20% apenas infertilidade. Entre os sintomas mais comuns estão:

• Cólicas menstruais intensas e dor durante a menstruação;
  • Dor pré-menstrual;
  • Dor durante as relações sexuais;
  • Dor difusa ou crônica na região pélvica;
  • Fadiga crônica e exaustão;
  • Sangramento menstrual intenso ou irregular;
  • Alterações intestinais ou urinárias durante a menstruação;
  • Dificuldade para engravidar e infertilidade.

A boa notícia é que há saída!

A abordagem da paciente com endometriose deve ser integral e realizada, preferencialmente, por uma equipe multidisciplinar. Dentro desta equipe encontra-se o fisioterapeuta com o objetivo de minimizar a dor através da elevação da liberação de endorfinas com exercícios direcionados, relaxar a musculatura da pelve, trabalhar posturas antálgicas (postura adotada com o intuito de reduzir a dor), ajudar a lidar com a dor, desfazer o ciclo “tensão-dor-tensão”, prevenir incapacidades e restaurar as funções desejadas pela paciente.

A fisioterapia tem diversos recursos para ajudá-la, como:

– cinesioterapia – reabilitação por meio de movimentos específicos do corpo;

– liberação miofascial – manobras superficiais para mobilizar a fascia (tecido que recobre todos os órgãos e músculos);

– eletroestimulação – aplicação de correntes indolores que causam analgesia;

Além da dor pélvica, a endometriose com frequência leva a dor durante a relação sexual. Como o estimulo a cada relação é doloroso, a musculatura da vagina fica tensa diante de um estimulo nocivo. Essa tensão muscular pode também causar dor principalmente durante a penetração.  A fisioterapia pode usar recursos para diminuir a dor como:

– massagem perineal

– eletroestimulação

– biofeedback

– exercícios perineais

– consciência perineal e corporal

Melhorando dessa forma a satisfação sexual, autoestima e qualidade de vida!

Fonte: Maismaismedicina