Dor nas Costas na Gravidez

Dor nas costas é comum na gravidez. Entre metade e 3/4 das mulheres grávidas têm isso em algum momento. No entanto, há muito que você pode fazer para aliviar o desconforto e evitar que ele se transforme em um problema a longo prazo.

Se você tem dor nas costas enquanto está grávida, tente não se preocupar como isso afetará a sua experiência de nascimento.

Com o tratamento certo, é raro que dores nas costas dificultem o parto. Algumas mulheres que tiveram dores nas costas antes de engravidar até acharam que elas melhoraram durante a gravidez.

O que provoca dores nas costas durante a gravidez?

Você está mais propensa a ter dores nas costas durante a gravidez se você está acima do peso ou se não é a sua primeira gravidez. Trabalho extenuante, dores lombares ou pélvicas anteriores, ou injúria na pélvis também podem causar dores nas costas durante a gravidez.

Dor nas costas durante a gravidez pode ser dividido em duas categorias:

• Dor nas costas real, que é causada pelos mesmos fatores que dores nas costas em mulheres que não estão grávidas.
  • Dor pélvica, que acontece como resultado da gravidez e tem de ser gerida de forma muito diferente de dor nas costas.

A dor nas costas real ocorre quando os ligamentos (os resistentes e flexíveis tecidos que conectam os ossos), músculos, discos e articulações tornam-se tensos.

gravidez-3A tensão pode ser causada por má postura, técnica de levantamento ruim ou lesão fraca ou apertada nos músculos. Se você sofre com isso, é provável que já tenha tido antes de engravidar.

Suas costas podem ficar mais doloridas ao final do dia ou se você ficou de pé por um longo tempo. Isso ocorre porque os músculos se cansam e seus ligamentos esticam um pouco do peso por causa de seu peso e do bebê.

Algumas mulheres, menos de um por cento, terão ciática durante a gravidez. Inflamação ou pressão na parte de trás faz com que o nervo ciático (que vai de sua parte inferior das costas a seus pés) fique dolorido. Isso pode enviar dor para suas pernas ou causar fraqueza e alfinetadas.

Contrariamente à opinião popular, a ciática não é causada por seu bebê pressionando um nervo. As chances são de que se você tem dor ciática, ela teria acontecido se você estivesse grávida ou não. Dor pélvica ocorre como resultado da gravidez e tem de ser gerida de forma muito diferente de dor nas costas.

o tratamento padrão para dor nas costas geralmente não funciona para PGP e pode até piorar a dor.
Se você sentir dor em ou em torno de seu osso púbico na frente, você pode ter disfunção sínfise púbica (SPD), uma condição associada com ligamentos particulares em sua pélvis.

Posso prevenir dores nas costas?

Dor nas costas pode ser evitada com a certificação de que você está tão em forma quanto possível antes de engravidar. Se você já estiver grávida, não é tarde demais para trabalhar em seu fitness. Exercícios semanais podem reduzir suas chances de sofrer de dores nas costas.

Um programa de treinamento de força moderada também é seguro para ser realizado durante a gravidez e pode ajudar a prevenir dores nas costas.

Se você não está acostumada a fazer exercícios, comece devagar. Verifique sua postura, evitando pegar peso e seguindo alguns conselhos simples para ajudar a evitar o desenvolvimento de problemas.

Se você tiver que levantar peso, segure-o perto de seu corpo, dobre os joelhos em vez de suas costas e tente não se torcer.

gravidez-2O que posso fazer para aliviar a minha dor nas costas?

As sugestões a seguir podem ajudar:

• Exercícios: exercícios para assoalho pélvico, barriga e de estabilização podem ajudar a reduzir a pressão sobre a pélvis. Abaixe-se em suas mãos e joelhos e nivele as costas de modo que ela fique mais ou menos plana. Inspire e, em seguida, ao expirar, espremer os músculos do assoalho pélvico e puxe o seu umbigo dentro e para cima. Mantenha apertado por entre cinco e 10 segundos, sem prender a respiração e sem mover a sua volta. Relaxe os músculos lentamente no final do exercício.
  • Massagem: acalma músculos cansados. Incline-se sobre as costas de uma cadeira ou deite-se de lado. Peça ao seu parceiro para gentilmente massagear a região lombar e os músculos que ficam em ambos os lados da sua coluna. Um massagista treinado, sua parteira ou um fisioterapeuta podem ser capazes de ajudá-la ainda mais.
  • Boa postura: se você tiver dor sobre o cóccix, tente não soltar muito as coisas quando sentar e arqueie suas costas o máximo que conseguir e for confortável. Tente sentar-se sobre uma almofada macia ou em formato de anel.
  • Natação: veja se alguma academia perto de você oferece aulas de aquanatal. Exercício na água pode ajudar a aliviar a dor nas costas durante a gravidez.
  • Acupuntura: é essencial que você encontre um médico que seja treinado e experiente no uso da acupuntura durante a gravidez.
  • Travesseiros de maternidade: dormir de lado com um travesseiro em forma de cunha sob sua barriga pode ajudar. Se você não se sentir confortável, experimente com vários outros travesseiros e almofadas até encontrar o que funciona para você.
  • Calor e água: um banho quente, um pacote quente ou um jato de água quente de chuveiro pode aliviar o desconforto.
  • Cintos de apoio: tiram um pouco do peso de seu bebê de seus músculos da barriga e das costas e ajuda a apoiar as articulações pélvicas.
  • Neuroestimulação elétrica transcutânea (TENS): este é um caminho seguro para ajudá-la a lidar com suas dores nas costas. É melhor usado em combinação com outros tratamentos, tais como aconselhamento e exercícios. Peça conselhos sobre como usar o TENS para seu médico ou fisioterapeuta.

Fonte: Super Saúde