Dicas para começar a fazer exercícios

Você está precisando praticar exercícios para entrar em forma e melhorar a qualidade de vida? Apesar de não ser mais obrigatória a entrega de atestado médico nas academias, o ideal é que você passe por uma consulta médica para ter certeza de que está apta para fazer atividades físicas.

“Dependendo da idade e do tipo de exercício a ser praticado, é importante uma avaliação pré participação e acompanhamento de um médico. A vantagem de ter o acompanhamento de um médico do esporte é que esse profissional é preparado para lidar com a fisiologia do organismo no exercício, que é completamente diferente da fisiologia do organismo ‎em repouso e também da medicina curativa”, explica o Dr. Ivan Pacheco, Especialista em Medicina do Esporte e Diretor da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte – SBMEE.

No que o médico pode ajudar?

Detectar patologias na avaliação pré-exercício ou esporte, avaliação da capacidade atual de cada indivíduo, e também no acompanhamento da melhora da performance.

Antes de iniciar qualquer atividade física é aconselhável procurar auxílio medico. Por quê?

Porque muitas patologias não se manifestam em um organismo que não está sob o estresse do exercício e do esporte. Por exemplo, algumas arritmias, insuficiências vasculares, etc

Se não tiver acompanhamento no que pode ocasionar?

Descompensação de alguma patologia, como hipertensão, diabetes, manifestação de sintomas graves que não são detectados em repouso como as insuficiências arteriais, entre outras patologias. A prevenção é muito mais barata que o tratamento e salva vidas.

Fonte: Medicina do Esporte (http://medicinadoesporte.org.br/dicas-para-comecar-a-fazer-exercicios/)