Conheça os benefícios dos alimentos termogênicos

termogênicos

Todas as atividades realizadas pelo organismo consomem energia . Isso inclui o processo digestivo que pode ser usado a favor para contribuir no emagrecimento. Alguns alimentos são capazes de aumentar o gasto calórico do organismo durante a digestão. Quanto mais difícil for a digestão do alimento, maior será seu poder termogênico. As substâncias contidas em certos alimentos tem a capacidade de aumentar a temperatura corporal, ajudando assim na queima de gordura corporal.

Mas, não é porque os termogênicos ajudam a queimar calorias que podem ser consumidos sem restrição. Por acelerarem o funcionamento do organismo podem causar dor de cabeça, irritabilidade, insônia e problemas gastrointestinais. Pessoas com hipertensão e problemas cardíacos não podem abusar, pois alguns alimentos fazem com que o coração trabalhe mais rápido.

Pimenta vermelha: Acredita-se que a capsaicina, principal componente da pimenta vermelha, atue no sistema nervoso simpático aumentando a liberação de catecolaminas (noradrenalina e adrenalina), as quais atuam diminuindo o apetite e, consequentemente, a ingestão de carboidratos, lipídios e proteínas na refeição seguinte.

A pimenta também auxilia no emagrecimento por conta de seu efeito termogênico (aumentando o metabolismo) e por estimular a liberação de endorfina, a qual se tem a sensação de bem-estar e diminui a vontade de comer. A recomendação do consumo é de 3g/dia de pimenta vermelha visando aumentar o metabolismo e favorecer a perda de peso.

Canela: Muitos estudos demonstraram que a canela é um estabilizador do açúcar no sangue. Isso faz dela uma ótima opção não só para diabéticos, como também para pessoas que buscam o emagrecimento.
Quando emagrecemos, nossos corpos convertem carboidratos digeríveis em açúcar no sangue (glicose), nossa principal fonte de energia. Nosso pâncreas cria um hormônio chamado insulina que transporta o açúcar do sangue até nossas células, onde ele é usado como energia.

Se comemos mais do que o necessário, os níveis de açúcar no sangue crescem, e o pâncreas acelera sua produção, gerando mais e mais insulina. O fluxo de insulina diz ao seu corpo que existe muita energia disponível. Assim que suas necessidades são supridas, a insulina armazena a glicose extra como gordura para usar depois.

Devido ao efeito da canela em controlar o açúcar no sangue, existe menos insulina no sistema, fazendo com que o corpo armazene menos gordura e, por isso, é possível afirmar que a canela emagrece de alguma forma.

Gengibre: As substâncias termogênicas como o gingerol contidas no gengibre tem a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e aumentando assim a queima de gordura, o gengibre pode aumentar o gasto calórico em maios de 10%.

Vinagre de maçã: Um estudo descobriu que consumir uma pequena quantidade de vinagre de maçã antes das refeições reduz picos de açúcar no sangue. Mesmo mecanismo de ação da canela.

Cúrcuma: Também conhecida como açafrão da terra, além de ser um condimento termogênico, ainda ajuda a reduzir as inflamações do seu corpo. Estas inflamações podem ser as causas da sua dificuldade para emagrecer. A cúrcuma é responsável por ajudar o fígado, e também reduzir a taxa de armazenamento de gordura nas células do fígado. O consumo ideal da cúrcuma é de até 3 gramas por dia.

Cravo da Índia: É um excelente antioxidante, considerado também um termogênico por aumentar o nível de calor corporal, forçando assim a queima maior de calorias através do metabolismo.
Mas atenção, esses alimentos são coadjuvantes no processo de emagrecimento. Dieta e atividade física são fundamentais. Procure sempre orientação nutricional.

Na Clínica Laboral você conta com a orientação profissional de Luciane Vieira, especialista em nutrição esportiva (CRN3 SP 23199).

luciane