Atividade física é fundamental no tratamento da Síndrome Metabólica

O sedentarismo é uma das principais causas da patologia

A Síndrome Metabólica é um conjunto de diversas doenças que potencializam os riscos de problemas cardiovasculares, por exemplo, AVC e ataque cardíaco. Ela está relacionada a hipertensão arterial, altos níveis de colesterol e açúcar no sangue, além do excesso de gordura corporal, característica comum em pessoas sedentárias.

O sedentarismo é a ausência de atividades físicas, má alimentação e, em alguns casos, obesidade. Este grupo possui maiores riscos do desenvolvimento da Síndrome Metabólica. Geralmente, a patologia não apresenta sintomas, por isso, bons hábitos são essenciais para evitar o surgimento deste problema.

Não existe cura para a Síndrome Metabólica, porém, os tratamentos podem minimizar os efeitos, como a prática regular de atividades físicas, perda de peso, dietas ricas em nutrientes e não fumar. Em alguns casos, o paciente pode ficar sem medicamentos ao seguir o tratamento correto e introduzir os hábitos saudáveis na rotina.

Atividade física para pacientes com Síndrome Metabólica

A atividade física é fundamental no dia a dia. Várias doenças podem ser evitadas com a prática de treinos. Os exercícios aeróbicos são os mais indicados para pacientes com a Síndrome Metabólica. A principal recomendação é a realização de 30 a 60 minutos por dia, além de ações simples no dia a dia, como subir escadas, reduzir o uso do carro, priorizando caminhar para fazer tarefas e atividades de lazer que exijam esforço físico.

Tanto os exercícios aeróbios como os de resistência promovem efeito benéficos para pacientes com a Síndrome Metabólica. É importante que os treinos sejam supervisionados por um personal trainer. Deste modo, é possível realizar os exercícios corretamente e evitar o risco de lesões, inclusive, o profissional conseguirá identificar as limitações de cada indivíduo para que não haja problemas relacionados a prática incorreta dos exercícios.

Aqui, no Espaço Laboral, temos a Laboral Academia, onde você poderá treinar com orientação de Personal Trainers capacitados. Para informações, entre em contato através do WhatsApp (https://bit.ly/laboral-academia) e agende uma aula experimental!